Amazonas Destaques Manaus

Orla de Manaus ganha ‘paredão’ colorido em projeto de grafite por artistas amazonenses

Artistas amazonenses deram início a uma projeto que pretende colorir a orla de Manaus, na região do porto da Manaus Moderna. A primeira etapa do trabalho – um muro de 9 metros de altura por 90 m de comprimento – traz a fauna, a flora e símbolos do estado representados no grafite para toda a população que chega por meio fluvial.

Segundo um dos idealizadores do projeto, Luiz Antônio Ferreira, a intenção é chamar atenção dos turistas e divulgar a capital amazonense.

“Quando nós tivemos essa ideia de fazer a orla de Manaus, era para transformar um pouco. Você sempre vê lixo, abandono, e queremos trazer um pouco de luxo, porque a pintura transmite pra gente um bem viver, um estado de espírito limpo, agradável e rico, porque nossa cultura, nossa arte é bela, é empolgante”, explicou.

Orla de Manaus ganha 'paredão' colorido em projeto de grafite por artistas amazonenses — Foto: Rede Amazônica

Orla de Manaus ganha ‘paredão’ colorido em projeto de grafite por artistas amazonenses — Foto: Rede Amazônicahttps://6e894374972b7401e92c42b1d14c0360.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

O trabalho teve início no dia 29 de dezembro e a expectativa é concluir 700m de comprimento em toda a área portuária até meados de fevereiro. Se o objetivo for alcançado, os artistas pretendem incluir a obra no livro dos recordes, com um painel de mais de sete mil metros quadrados.

Ao todo, 25 artistas de Manaus e do município de Parintins trabalham no projeto. Entre eles, Gilson da Silva, de 55 anos. Para ele, fazer parte da ação tem sido gratificante.

“A gente olha aqui a orla, era tudo sem sentido, tudo feio. Estamos fazendo uma arte que todo mundo que vem de fora, vem de barco, vai olhar e ver uma outra história. É muito gratificante, porque está mostrando nosso trabalho”, disse.

O projeto é desenvolvido com o benefício financeiro instituído pela Lei 14.017, conhecida como Lei Aldir Blanc, que prevê auxílio a profissionais do setor cultural.

Intenção é chamar atenção dos turistas e divulgar a capital amazonense para o Brasil e para o mundo. — Foto: Rede Amazônica

Intenção é chamar atenção dos turistas e divulgar a capital amazonense para o Brasil e para o mundo. — Foto: Rede Amazônica

Publicações relacionadas

Tribunal de Contas participa de reunião virtual para discutir mecanismos de colaboração na fiscalização da Educação

Redação

Wilson chega ao fundo do poço com acolhimento do processo de impeachment

Redação

Trabalho temporário deve gerar 220 mil vagas até o fim do ano

Redação

Deixe uma resposta