Amazonas Cotidiano Destaques Manaus

Operação fiscaliza preços e ofertas na Black Friday

À véspera de uma das maiores promoções do ano, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria – Procon Manaus (Semdec), realiza fiscalizações em diversos estabelecimentos da cidade com o intuito de apurar os preços e ofertas praticados pelos lojistas na Black Friday, que ocorre oficialmente nesta sexta-feira, 29/11. As operações ocorreram nesta quinta-feira, 28/11, nos shoppings das zonas Centro-Sul e Norte da capital.

28.11.19. Fiscalizações preços pré black friday

Além de orientar lojistas e consumidores, o Procon Manaus também está fiscalizando lojas a partir de denúncias de publicidade enganosa. “Esta prática é considerada uma infração grave de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e devemos estar atentos, especialmente com as ofertas da Black Friday, pois muitos consumidores podem cair em pegadinhas”, alerta o secretário-interino da Semdec, Rodrigo Guedes.

Uma das táticas utilizadas pelo Procon Manaus é o monitoramento de preços através das notas fiscais. “Quando recebemos alguma denúncia, vamos até a loja pedir informações sobre a publicidade e a oferta que estão sendo praticadas. Uma forma de saber se o consumidor não está sendo enganado é solicitar as notas fiscais de compras de clientes realizadas dias antes da Black Friday e assim conferir os valores e as ofertas. Inclusive, orientamos os consumidores a fazer o mesmo”, informa Guedes.

Caso o lojista esteja praticando publicidade enganosa, o Procon Manaus autua o estabelecimento e garante ao fornecedor o prazo de 10 dias para apresentar sua defesa. Se, no final do processo, for comprovada a irregularidade, a empresa será multada de acordo com o que é estabelecido pelo CDC.

“Vale lembrar que nossa equipe está atuando diariamente orientando tanto consumidores quanto lojistas para que as ofertas sejam aproveitadas da melhor forma possível. É uma oportunidade para aquecer o comércio e as vendas, especialmente neste período de recessão econômica”, afirmou o secretário-interino.

Dicas importantes:

Desde o início de novembro, o Procon Manaus vem realizando uma campanha de orientação aos consumidores como forma de conscientizar sobre as ofertas da Black Friday. Confira algumas dicas importantes.

Em lojas físicas

– Pesquisar desde agora o produto a ser comprado, se possível, tirar foto ou print da tela para comparar no dia da promoção;

– No dia da compra, pedir ao vendedor para mostrar o preço atual e o anterior e verificar se o mesmo corresponde ao desconto ofertado pelo estabelecimento;

– Exigir sempre nota fiscal do estabelecimento ao comprar qualquer produto ou serviço,

– Consumidor deve sempre estar atento ao produto comprado em relação à qualidade do mesmo. O produto ou serviço pode vir com algum defeito ou vício de difícil percepção. O produto a ser levado pode ser diferente do que o consumidor experimentou ou olhou no mostruário.

Compras on-line

– Verificar sites com comparativo de preços;

– Sempre tirar prints ou gravar as telas dos produtos antes da promoção;

– Verificar sites e sessões “Reclame aqui” ou comentários dos produtos nas redes sociais e sites de buscas;

– Atenção à segurança do site na hora da compra (link deve ser protegido com o protocolo HTTPS),

Trocas

De acordo com o CDC, a troca é uma prática comum após a compra, mas, por muitas vezes, é apenas uma cortesia de alguns estabelecimentos. Por isso, o consumidor deve estar atento à política de troca da loja para evitar futuros problemas. Somente produtos com defeitos de fabricação podem ser trocados a partir de um prazo específico após a data da compra.

Já as compras feitas na internet são asseguradas pelo CDC para troca a partir do Artigo 49, que dá ao consumidor o direito de trocar o produto ou mercadoria em sete dias após a compra, sem necessidade de justificativa, nem mesmo sofrer penalidades.

Fiscalização

O Procon Manaus está atuando em blitzes e fiscalizações nos principais centros comerciais da capital como forma de proteger os consumidores. Aquele que se sentir lesado pode realizar denúncias via WhatsApp pelo (92) 98842-3030 e 0800 092 0111. O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na rua Afonso Pena, nº 38, Praça 14, zona Centro-Sul.

Texto – Divulgação / Semdec

Fotos – Rodrigo Maciel e Lucas Mazzaro / Semdec

Publicações relacionadas

Em reunião com General Villas Bôas, Josué trata sobre estratégias de desenvolvimento econômico do Amazonas

Redação

Mais de 1,6 mil profissionais de saúde tiveram formatura antecipada

Redação

Daniela Assayag diz que marido não é sócio da empresa que comprou respiradores

Redação

Deixe uma resposta