Amazonas Destaques Manaus

O Brasil no reflexo de Manaus: A triste realidade da pandemia

Neurocientista e professor catedrático da Duke University Medical School, Miguel Nicolelis, declarou  em entrevista ao jornalista Marcelo de Moraes, do Estadão, que o   estrago que novo Coronavírus tem provocado em Manaus é um alerta para o resto do Brasil. “A velocidade do colapso de Manaus dessa vez foi mais rápida […] Manaus, infelizmente, porque é muito duro falar isso, está dizendo para nós: ‘Olha, eu sou você amanhã’ para o resto do Brasil”, alertou.    

Previsão   Nicodelis é defensor ferrenho do lockdown e chamou o que vem acontecendo em Manaus de “caso impressionante”.  “Se Manaus já tinha colapsado uma vez e se agora tivemos um novo colapso, veja, esse colapso é pior porque ele não é só hospitalar, ele pode se transformar, em menos de dois meses, num colapso funerário, que é a pior consequência de uma pandemia”, alertou.    

Lei… Enquanto isso, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas , Josué Neto (Patriota) se orgulha da Lei nº 5.372, apresentada por ele e que mantém academias abertas mesmo diante de um lockdown. Segundo release enviado pela assessoria de imprensa do parlamentar, o projeto de lei foi baseado em uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual Paulista, que “revela que o hormônio irisina, liberado pelos músculos durante a atividade física, bloqueia o transporte do novo coronavírus pra dentro das células”. 

…sancionada  A Lei que garante o funcionamento das academias no Amazonas foi aprovada, por unanimidade, no Parlamento Estadual no último dia 15 de dezembro e entrou em vigor esta semana. Josué defendeu “que as academias possuem um rígido protocolo de prevenção da Covid-19 e que a hospitalização de pacientes que possuem uma rotina de exercícios físicos é menor”.

Cemitérios… O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus, Wallace Oliveira (Pros) vai propor ao prefeito David Almeida (Avante) que regularize a construção de sepulturas verticais nos cemitérios da capital amazonense. O objetivo, segundo ele, é contribuir com uma solução rápida e eficaz para o problema de falta de espaço nos cemitérios, agravado pelo aumento no número de mortes por Covid-19.

…verticais   “A pandemia tem preocupado os governantes, pois provoca superlotação nos hospitais e aumento de óbitos, que estão levando nossa cidade ao colapso. Temos de unir forças e ajudar o prefeito a resolver estas questões o mais rápido possível”, declarou  o vereador.

Exportações  As exportações no Estado do Amazonas, no mês de novembro de 2020, alcançaram as cifras de US$ 79,42 milhões. É o que apontam os dados da última Balança Comercial do Amazonas referente ao mês de Novembro de 2020, elaborada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).

Destino  A Venezuela foi o principal destino das exportações do Amazonas em novembro, garantido a marca de 16,72% do volume total exportado, tendo o item: “outros açúcares de cana” como o principal produto a ser exportado para aquele país. O produto que mais foi exportado em novembro aparece como: “outras preparações alimentícias”, alcançando o volume de US$ 18,49 milhões.

Foto: Michael Dantas/AFP

Publicações relacionadas

Prefeitura revitaliza pontes de madeira da comunidade Santigado, no centro de Manaus

Redação

Após carreta tombar em avenida de Manaus, empresa será responsabilizada por danos, diz prefeitura

Redação

Marcelo Ramos vira motivo de piada dos seguidores da cantora Anitta

Redação

Deixe uma resposta