Amazonas Destaques Manaus

Número de enterros caiu para 51 neste final de semana

🔻 Taxa de ocupação das UTIs se estabilizam em 82% depois de atingir 96%

🔻 Hospitais e Samu registram queda brusca no atendimento de pacientes com sintomas de coronavírus

🔻 CPI da Saúde faz hoje a primeira reunião virtual

Manaus registrou neste sábado (16/5) 51 sepultamentos nos cemitérios. É o menor número desse 11 de abril, depois de ter registrado 140 enterros no dia 26 de abril. É mais um indicador de que a pandemia de coronavírus está perdendo força na capital amazonense. As chamadas para o Samu e os atendimentos também caíram bruscamente. A taxa de ocupação das UTIs que já foi de 96% dia 26 de abril caiu para 82% agora dia 16 maio.

✅ Salas quase vazias

As salas rosas (enfermarias de urgência para atendimento de pacientes com sintomas de Covid-19) estão praticamente vazias, fato que foi comemorado por profissionais de saúde em várias postagens nas redes sociais neste final de semana.

✅ Artur pede população mantenha prevenção

O prefeito Artur Neto (PSDB) disse que ainda não é hora de flexibilizar o isolamento social e sim de manter os esforços e os cuidados preventivos que estão dando certo. As reduções no número de chamados ao SAMU 192 e de sepultamentos realizados nos cemitérios públicos ainda não significa que a capital está livre do novo coronavírus e que é preciso cautela de todos, e a manutenção do isolamento social e o uso de máscara.

✅ Quase 1 milhão infectados

Estudo feito pelo empresário Denis Minev, da Bemol, estima que 45% da população de Manaus já foi infectada pelo novo coronavírus. Segundo ele, no dia 13 de maio, 982 mil pessoas já tinham sido infectadas na Capital, com cerca de 120 mil ativos. Assim, Manaus seria a cidade com a maior taxa de imunidade do mundo.

✅ CPI faz hoje primeira reunião

Está marcada para hoje a primeira reunião da CPI da Saúde e Covid-19. O presidente da Comissão, deputado estadual Delegado Péricles (PSL), convocou os membros da CPI para uma reunião virtual em que se discutirá a metodologia, prazos e calendário das reuniões para que finalmente seja dado início aos trabalhos.

✅ Alessandra quer melar CPI

A deputada estadual Alessandra Campelo (MDB) disse que vai entrar com uma ação na Justiça pedindo a intervenção na Aleam porque o presidente da Casa, deputado Josué Filho (PRTB), escolheu os membros da CPI da Saúde e Covid-19 sem consultar os partidos. A CPI foi instaurada na última quinta-feira (14) após atingir 8 assinaturas, o número mínimo exigido para a aprovação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito.

fontes:portalunico

Publicações relacionadas

Governo Federal quer transformar Amazônia em referência mundial na geração de negócios sustentáveis

Redação

DEPUTADOS IRÃO DISCUTIR MENSALIDADE ESCOLAR NO AMAZONAS

Redação

Parque das Tribos recebe atenção em saúde e solidariedade

Redação

Deixe uma resposta