Mais um filme entra na lista de banidos dos cinemas de países do Oriente Médio, como os Emirados Árabes Unidos. Dessa vez, o alvo foi “Lightyear”, novo filme em animação da Disney.
Com estreia marcada para esta quinta-feira, dia 16 de junho, o novo filme contará a história de Buzz Lightyear, um dos principais personagens da franquia “Toy Story”.
O banimento dos cinemas dos Emirados Árabes Unidos, segundo o Ministério da Juventude e Cultura do país, foi divulgado com a justificativa que o filme “viola os padrões de conteúdo de mídia”, mas não revelou o que causou essa violação.
Apesar da justificativa vaga, há uma suspeita: “Lightyear” irá exibir um beijo de duas mulheres que tem um relacionamento na trama do filme. Como em muitos países do Oriente Médio, relacionamentos homossexuais são proibidos, amplamente banidos da mídia e até criminalizados.
Além dos Emirados, o banimento também vale para a Arábia Saudita, Bahrein, Egito, Kuwait, Oman e Catar. O novo filme também está proibido de ser exibido nos cinemas da Malásia e Indonésia.
