Amazonas Destaques Manaus

Nova variante pode piorar quadro epidemiológico em Manaus, alerta cientista

Depois de três meses, o cientista alertou que a capital voltou a ter mais do que 40 mortes por Covid-19 em apenas sete dias, um aumento de 71%

26/07/2021 20:13

Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasília

Nova variante pode piorar quadro epidemiológico em Manaus, alerta cientista

O epidemiologista da Fiocruz/Amazônia Jesem Orellana diz que se a variante Delta conseguir se estabelecer em Manaus a situação da epidemia de Covid-19 ficará ainda pior na cidade, a exemplo do que ocorreu na Índia, Reino Unido e Portugal.

Depois de três meses, o cientista alertou que a capital voltou a ter mais do que 40 mortes por Covid-19 em apenas sete dias, um aumento de 71%.

“A variante Gama (P.1) e suas linhagens seguem fazendo seu papel evolutivo. No entanto, o cenário pode ficar ainda pior se a variante Delta conseguir se estabelecer por aqui, como na Índia, Reino Unido, Portugal”, alertou.

Confira o quadro:

Diante de quadro crítico após três meses, Orellana diz que a prefeitura de Manaus e o governo estadual estão na contramão da evolução da epidemia.

“Seguem aprofundando as flexibilizações, em relação às precauções que poderiam conter a circulação do SARS-COV-2 e de suas variantes”, criticou.

“Definitivamente, a epidemia não acabou e a retomada no aumento de mortes liga o alerta vermelho que faltava em Manaus”, lamentou.

O epidemiologista diz que a retomada da segunda onda na cidade e o crescimento no número de mortes, em plena campanha de vacinação, é um péssimo exemplo de Manaus.

“São pessoas cada vez mais jovens sendo vitimadas e com maiores de 60 anos morrendo por Covid-19 com esquema vacinal incompleto ou sem terem sido vacinadas. Segue a matança no laboratório a céu aberto chamado Manaus”, afirmou.

Publicações relacionadas

Justiça determina aumento de agentes penitenciários no presídio de Parintins

Redação

Escola de contas do TCE-AM abre inscrições para Profac 2021

Redação

Jacaré invade piscina de condomínio residencial em Manaus e é resgatado; ‘Foi tranquilo’, diz síndico

Redação

Deixe uma resposta