Amazonas Destaques Manaus

MPAM quer garantir inclusão dos moradores de rua na vacinação prioritária

A população de rua de Manaus poderá ter atendimento prioritário no plano de vacinação contra a covid-19. O Ministério Público do Amazonas (MPAM) instaurou procedimento administrativo para fiscalizar, acompanhar e viabilizar o atendimento aos moradores de rua.

A ação se deu após o anúncio do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra covid-19, publicado pelo Governo Federal em dezembro, que definiu as diretrizes para o planejamento e operacionalização da vacinação dos Estados e Municípios. O MPAM defende que a população em situação de rua é uma parcela extremamente vulnerável, além da possibilidade de que venha a se tornar vetor de contaminação pela covid-19, dada sua peculiaridade comportamental.

O procedimento instaurado oficializou à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para que promova a inclusão da vacinação da população de rua. Além disso, a pasta deverá notificar os equipamentos públicos e privados de Manaus voltados ao atendimento assistencial da população de rua, para que indiquem a relação de seus servidores e usuários, e comunicar ao Grupo de Trabalho da covid-19, para adotar medidas complementares ao presente procedimento.

Publicações relacionadas

Como cidadão gostaria de dar minha opinião quanto a votação que acontece amanhã, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, sobre a Lei do Gás, que visa a quebra de monopólio e a abertura do mercado para novos investimentos.

Redação

Corregedor do CNJ determina que TJAM apure descumprimento de decisão na saúde

Redação

Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam realizou 1.319 atendimentos em 2020

Redação

Deixe uma resposta