Amazonas Cotidiano Destaques Manaus

Ministro Luís Barroso fará palestra magna de abertura do ano letivo da ECP

Na próxima segunda-feira (16), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), professor-doutor Luís Roberto Barroso, fará a abertura do ano Letivo da Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Amazonas (ECP/TCE-AM). Na aula magna o ministro falará sobre “Um Olhar sobre o Mundo e sobre o Brasil à luz do Direito”.

A aula magna será transmitida, ao vivo, pelas redes sociais da Corte de Contas.

Com a coordenação da conselheira Yara Lins dos Santos, a abertura do ano letivo da ECP terá cinco dias de programação. Dentre as temáticas abordadas no decorrer do evento estarão “Finanças e Contabilidade Pública”, “Aposentadoria e Pensões”, “Obras Públicas”, “Previdência no Setor Público”, “Pedaladas Fiscais” e Segurança da Informação, entre outros.

As inscrições para participar do evento podem ser feitas por meio do site https://moodle.tce.am.gov.br. Além de autoridades e servidores públicos, membros da sociedade civil e estudantes poderão se inscrever. A participação renderá certificados aos presentes.

O presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello, ressaltou a importância da ECP no âmbito do controle externo das contas públicas e reafirmou o papel pedagógico do Tribunal durante a sua gestão.

“Iniciaremos as atividades do nosso braço pedagógico – a ECP – com uma aula do ministro Luís Barroso, um jurista extremamente respeitado internacionalmente e que faz parte da Corte que é a guardiã da nossa Constituição Federal. Isso ressalta a importância que a Escola de Contas terá na minha gestão. O Tribunal de Contas será altamente pedagógico nos próximos dois anos, capacitando os jurisdicionados a prestar contas de forma correta dos recursos públicos e os servidores públicos a fiscalizar corretamente os dados informados. Mas, puniremos quem não cumprir a legislação”, afirmou o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello.

Programação – Segundo a diretora-geral da ECP, Virna Pereira, a vinda do ministro do STF Luís Barroso para a aula inaugural da ECP demonstra o compromisso da Corte de Contas do Amazonas com a educação e a ética.

“A vinda do ministro para ministrar a aula inaugural revela nossa vontade de plantar uma semente de ética, além de implantar e fortalecer as boas práticas na administração, na gestão e na educação pública”, afirmou.

A palestra do ministro e professor-doutor Luís Roberto Barroso acontecerá de 10h às 12h da segunda (16). Os participantes precisam fazer o credenciamento por volta das 8h30.

À tarde será realizado o “Ouvidoria Day. Este evento será realizado pela Ouvidoria do TCE-AM com uma programação voltada às Ouvidorias e Controladorias do Estado.

O segundo dia de evento, na terça-feira (17), terá discussões sobre “Receitas Públicas e Transferências Constitucionais”, “Segurança da Informação”, “O Controle Externo e a Tutela do Meio Ambiente”.

Na quarta (18) e quinta-feira (19), as discussões serão sobre Orçamento Público e Instrumento de Planejamento; Finanças e Contabilidade Pública; Licitações e Contratos; Obras Públicas; Responsabilização dos Agentes Públicos/Cobrança Executiva; Denúncia, Representação e Recurso; Aposentadoria e Pensões.

Na sexta-feira (20), o conselheiro João Antônio, do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, fará o lançamento de um livro. Após o lançamento, um representante do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) palestrará sobre as “Condutas Vedadas aos Agentes Públicas em Ano de Eleição”.

Pela parte da tarde, no horário de 13h às 17h, a palestra será conduzida pelo servidor do TCE Ângelo Nunan e terá como tema “Lei de Responsabilidade Fiscal” e “Pedaladas Fiscais”.

Paralelo ao evento, durante toda semana, no horário das 9h às 17h, os jurisdicionados do interior do Amazonas poderão participar de um curso sobre E-Contas, no laboratório de informática, com servidores do Tribunal. As inscrições podem ser feitas em: https://ecp.tce.am.gov.br/.Texto: Lucas Silva

COMPARTILHE

Publicações relacionadas

Marcha para Jesus 2020 é cancelada por causa da pandemia do novo coronavírus

admin

Vídeo mostra paciente que aguardava vaga em UTI de hospital do AM respirando com saco plástico improvisado por médicos

admin

Assembleia Legislativa do Amazonas higieniza ambientes e equipamentos

admin

Deixe um comentário