Amazonas Destaques Manaus

Médico faz desabafo sobre situação da Covid-19 em hospitais de Manaus: ‘É devastador’

Manaus enterra 63, o dobro da média diária

Manaus – A Prefeitura de Manaus informou, nesta terça-feira (29), que um total de 63 sepultamentos foram realizados nos cemitérios, o dobro da média diária, que flutua entre 30 e 35 óbitos. Desses, 52 foram nos espaços gerenciados pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), sem opção por cremação, e um óbito de outra cidade. Já nos cemitérios particulares, 11 enterros foram realizados. Por conta do recorde de internações por Covid-19 e do colapso na saúde com hospitais sem leitos de UTIs disponíveis, tendas externas para triagem de pacientes voltaram a ser montadas no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto e no HPS Dr. Platão Araújo.

(Foto: Divulgação)

Entre as causas das mortes do total de sepultamentos nos cemitérios públicos , 12 foram declaradas como Covid-19 e nos espaços privados foram quatro registros de óbitos pelo novo coronavírus. Entre outras causas estão Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), parada respiratória, parada cardiorrespiratória e outras oito mortes por causas desconhecidas ou indeterminadas.

Sobre a armação de tendas para triagem, essa medida foi adotada pelo governo do Estado entre maio e abril, quando a cidade enfrentava o pico da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o recurso voltou a ser utilizado para melhorar o fluxo de atendimento de pacientes com sintomas respiratórios.

No Hospital 28 de Agosto, duas tendas foram instaladas para realizar a triagem de pacientes – com ou sem Covid. No local, pacientes relataram que a unidade estaria lotada e deixaram o local, em busca de atendimento. Já no Hospital Platão Araújo, as mesmas medidas foram adotadas, procurando evitar aglomerações dentro da unidade hospitalar.

Covid-19 dá salto
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), informou 1.447 novos casos de Covid-19, nesta terça (29), totalizando 198.201 casos da doença no Estado. Foram confirmados 26 óbitos por Covid-19, elevando para 5.232 o total de mortes.

Fonte: D24am. Leia mais em https://d24am.com/amazonas/manaus-enterra-63-o-dobro-da-media-diaria/

Publicações relacionadas

Profissionais da saúde são vacinadas contra Covid-19 em Manaus

Redação

Ponta Negra recebe ‘Festival de Yemanjá’ a partir deste sábado

Redação

Josué Neto agradece a Bolsonaro o início das obras na BR-319

Redação

Deixe uma resposta