Amazonas Destaques Manaus

Matrícula online para as creches começa nesta terça-feira

Manaus – A Prefeitura de Manaus inicia nesta terça-feira (9), a partir das 8h, o período de matrícula para as creches da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para o ano letivo de 2021. Este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, as vagas serão definidas por meio de um sorteio eletrônico, realizado pelo site Inscrição 2021. Ao todo, serão ofertadas aproximadamente 1.700 novas vagas para crianças de 1 a 3 anos, que poderão integrar as turmas do maternal 1, 2 ou 3.

O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, ressalta que realizar o processo totalmente online foi a maneira encontrada para atender a população e evitar aglomerações nas unidades, conforme determinou o prefeito David Almeida.

“Além dessas vagas que estamos colocando à disposição das famílias de Manaus, queremos dizer que ainda no primeiro semestre deveremos inaugurar duas novas creches, como uma forma de atendermos essa demanda, algo que é crescente na capital amazonense. Em tempos normais, sem pandemia, o período de matrículas nas creches era um alvoroço grande, os pais iam para as unidades e até para a sede da Semed, agora basta entrar no site”, pontuou o secretário.

Realizar o processo totalmente online foi a maneira encontrada para atender a população e evitar aglomerações (Foto: Eliton Santos/ Semed)

Processo auditável
De acordo com a gerente de matrículas da Semed, Darlene Liberato, o processo será auditável, ou seja, os pais poderão conferir na própria página quais foram os critérios e como foram realizados os sorteios.

“No site, já vai ter um indicativo onde os pais poderão olhar, tudo estará à disposição deles. A confirmação da matrícula também será online. No período de 23 a 29 de março, vamos entrar em contato com os contemplados. Os pais terão que enviar uma foto do seu CPF e outra da certidão de nascimento da criança pelo WhatsApp. Após essa etapa, a matrícula estará efetivada”, comentou Darlene.

Para a gerente de creches da Semed, Wissilene Brandão, esse novo processo é um avanço, pois anteriormente as famílias dormiam nas filas, mesmo que a vaga não fosse definida pela ordem de chegada.

“Todo esse processo eletrônico significa o respeito, o cuidado e o acolhimento que a prefeitura tem com as famílias, por isso reforçamos que não há necessidade de os pais irem até as creches, uma vez que qualquer dúvida poderá ser esclarecida por meio do 0800. Desejamos saúde a todos, pedimos que fiquem em casa e mantenham contato com as professoras no início das atividades”, pontuou Wissilene.

Sorteio
O processo de inscrição começa com o cadastro, que deverá ser realizado no período de 9 a 14 de março. Os pais ou responsáveis deverão entrar no site e informar o nome completo, data de nascimento e CPF, preencher os dados da criança (nome, data de nascimento e endereço) e disponibilizar um contato telefônico. Os responsáveis também poderão escolher a creche para qual desejam a vaga.

Na segunda etapa, que será no dia 17 de março, ocorrerá o sorteio da numeração dos inscritos. A lista dos candidatos será em ordem alfabética. Nessa listagem,  haverá uma coluna chamada “número para sorteio”, onde cada candidato receberá uma numeração. O sorteio será aleatório, independentemente da quantidade de vagas disponíveis. O sorteio dos números contemplados será no dia 18 de março.

A divulgação das crianças que garantiram uma vaga nas creches municipais será no dia 19 de março, nas redes da Prefeitura de Manaus e Semed.

Informações
Qualquer dúvida sobre o processo de matrícula para creches poderá ser esclarecida por meio do 0800-280-6980.

Fonte: D24am. Leia mais em https://d24am.com/educacao/matricula-online-para-as-creches-comeca-nesta-terca-feira/

Publicações relacionadas

Corpo de jovem é encontrado na Zona Leste com mãos e pés marrados

Redação

Em resposta a ataques pessoais, Arthur Virgílio diz que Bolsonaro é incapaz e incompetente

Redação

Alunos têm prazo até o dia 15 de dezembro para devolver livros em Manaus

Redação