Amazonas Destaques Manaus

Manaus recebe mais de 59 mil doses de CoronaVac e garante imunização dos grupos 4 e 5 dos trabalhadores da Saúde

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, no início da tarde deste domingo, 7/2, a extensão da vacinação, já a partir desta segunda-feira, 8/2, para todos os integrantes dos grupos 4 e 5 de trabalhadores da Saúde. Essa classificação de prioridades para a fase atual da campanha foi feita por consenso entre as secretarias municipal de Saúde (Semsa) e do Estado (SES-AM) e está descrita na Nota Informativa nº 05/2021 (Dipre/FVS-AM). Também os idosos da faixa etária dos 70 aos 74 anos, também poderão ser imunizados porque a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já tem as doses necessárias da vacina AstraZeneca para esse grupo.

“Recebemos 59.210 doses da CoronaVac, o que vai nos permitir avançar na imunização, já estendendo a novos grupos, além de podermos vacinar todas as pessoas da faixa etária de 70 a 74 anos, independentemente de critérios clínicos específicos. Fico muito feliz em poder fazer esse anúncio. Se dependesse da nossa intenção, toda a população de Manaus já estaria sendo vacinada, mas precisamos aguardar o envio de vacinas pelo Ministério da Saúde. Sempre que possível, avançaremos na aplicação das doses”, disse David.

Esta remessa recebida pela Semsa corresponde a primeira e segunda doses e é suficiente para alcançar todas as pessoas do grupo 4, formado por trabalhadores das clínicas privadas multiprofissionais e das drogarias e farmácias, desde que sejam profissionais da saúde; e as do grupo 5, que são trabalhadores das sedes administrativas das secretarias de Saúde e do Complexo Regulador.

As doses para os 67% de idosos da faixa etária de 70 a 74 anos, mesmo os que não tenham nenhuma condição especial de saúde, são da AstraZeneca/Oxford.

“Até ontem (sábado, 6), as equipes já haviam vacinado quase 60 mil pessoas. Todos os nossos servidores estão participando desse esforço conjunto para assegurar a imunização com a maior celeridade possível. Para isso, definimos postos, que foram sendo ampliados e, sempre que necessário, fazemos ajustes no processo para que tudo transcorra dentro da normalidade”, destaca a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

Com a ampliação da vacinação para todos do grupo de 70 a 74 anos, não é mais necessário apresentar comprovação das condições clínicas anteriormente exigidas, mas apenas um documento de identificação original com foto e o CPF.

Registros

Outra medida para acelerar a vacinação nos pontos disponibilizados pela Prefeitura de Manaus foi a mudança no procedimento de registro das doses aplicadas. A inserção dos dados no sistema, a partir de agora, é feita por um grupo de 41 digitadores, que trabalham por turno, no Centro de Controle da Capital (CCC).

“Essa é mais uma medida que mostra a preocupação da gestão em dar total transparência ao processo, divulgando, praticamente em tempo real, o número de pessoas vacinadas”, informou a secretária da Semsa.

Confira quais são os postos de vacinação da Prefeitura de Manaus, com funcionamento de segunda a sábado, das 9h às 16h:

Pessoas idosas e profissionais de saúde

Zona Norte

Complexo de Treinamento de Direção Veicular do Detran – AM

Avenida Arquiteto José Henriques Rodrigues, 962 – bairro Colônia Terra Nova.

Zona Sul

Universidade Paulista (Unip)

Avenida Mário Ypiranga, 4.390 – bairro Parque 10 de Novembro

Centro Cultural dos Povos da Amazônia

Avenida Silves, 2.222- bairro Crespo

Zona Leste

Sesi – Clube do Trabalhador

Avenida Cosme Ferreira, 7.399 – bairro São José I

Zona Oeste

Balneário do Sesc

Avenida Constantinopla, 288 – bairro Alvorada

Zona Norte/Leste

Shopping Phelippe Daou

Avenida Camapuã, 2.939 – bairro Cidade de Deus

Postos exclusivos para os profissionais de saúde

Zona Centro-oeste

Centro de Convenções – Sambódromo

Avenida Pedro Teixeira, 2.565 – conjunto Dom Pedro no bairro Alvorada

Zona Sul

Hospital Beneficente Português

Avenida Joaquim Nabuco, 1.359 – Centro

Zona Centro-sul

Escola de Enfermagem / Ufam

Rua Teresina, 495 – bairro Adrianópolis

— — —

Texto – Sandra Monteiro/Semsa

Fotos – João Viana/Semcom

Publicações relacionadas

Janaina diz que Eduardo quer derrubar Bolsonaro para ser presidente

Redação

Partido Novo define contador Eduardo Costa para vice em chapa puro sangue com Romero Reis

Redação

Helicóptero da SSP-AM faz resgate aeromédico de homem que sofreu politraumatismos após queda

Redação

Deixe uma resposta