Amazonas Destaques Manaus

Manaquiri deverá elaborar plano para retorno seguro das aulas

A Prefeitura de Manaquiri (a 166 quilômetros de Manaus) deverá elaborar um plano de retorno seguro às aulas. A recomendação é do Ministério Público do Amazonas (MPAM).

A gestão municipal já propôs a vacinação prioritária dos profissionais da Educação, da Assistência Social e da Segurança Pública, para impedir o agravamento dos danos já identificados e apontados pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Dentre os impactos negativos apontados pela SBP, estão o aumento da prevalência de transtornos mentais e de desenvolvimento, a dificuldade na escolarização e na evasão escolar, o impacto na Saúde dos efeitos negativos do estresse tóxico e da violência nas crianças, o aumento dos efeitos negativos no desenvolvimento, na saúde mental, na escolarização e na capacidade de trabalho futuro, com consequências nos índices sociais e econômicos, segundo dados de pesquisas sobre a relevância de investimentos na primeira infância.

Em janeiro, a SBP divulgou Nota Complementar para o retorno seguro às escolas, na qual recomenda, fortemente e com urgência, a efetivação de medidas em âmbito municipal, estadual e federal que possibilitem a reabertura das escolas, com base na análise dos gestores e técnicos sanitários, bem como no monitoramento da situação local, considerando-se os ambientes pedagógicos como serviços essenciais.

Publicações relacionadas

MEC divulga selecionados na primeira chamada do Prouni 2021

Redação

Ano letivo 2020 nas escolas da rede estadual de ensino do AM tem início nesta quinta (6) com 440 mil estudantes

Redação

Lei dos comissários é sancionada

Redação

Deixe uma resposta