Amazonas Destaques Manaus

Mais de 50 mil pessoas já foram vacinadas em Manaus

Mais de 50 mil pessoas já haviam recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19, na capital, até as 17h, desta sexta-feira, 5/2. Desde o dia 19/1, a Prefeitura de Manaus vem realizando a campanha de imunização com a utilização de dois tipos de vacina: a Coronavac e a AstraZeneca/Oxford. Nessa primeira etapa, de acordo com o que estabeleceu o Ministério da Saúde, estão sendo vacinados trabalhadores de saúde e idosos a partir dos 70 anos.

“É uma conquista importante e a prefeitura avança na imunização de sua população. Nossas equipes da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) estão empenhadas em garantir que a vacinação seja rápida e tranquila. À medida em que recebermos mais doses, iremos antecipando datas e ampliando os grupos a serem imunizados, conforme o que foi definido pelo Ministério da Saúde. Nosso objetivo é deixar a população protegida dessa doença e vamos conseguir”, afirmou o prefeito David Almeida que acompanha, em tempo real, os registros pelo “vacinômetro”.

Acesso

Para dar mais celeridade à vacinação, a Semsa estabeleceu nove pontos descentralizados, de modo a facilitar o acesso do público-alvo dessa etapa, funcionando em todas as zonas da cidade. Além disso, pela capacidade de atendimento dos postos, a coordenação da campanha antecipou datas de início de vacinação em dois grupos, os de 75 a 79 anos, que iniciaria nesta quinta-feira, 4, mas começou no dia 31/1; e os idosos de 70 a 74 anos, com comorbidades específicas, que teve início nesta sexta-feira, 5, adiantada em cinco dias. Os idosos residentes na zona rural estão sendo vacinados desde o último dia 2, e os acamados começaram a receber a vacina em domicílio, na quarta-feira, dia 3.

De acordo com dados do Vacinômetro, nesta sexta-feira, 289 vacinadores estavam trabalhando em 84 locais de vacinação, distribuídos nos nove pontos. O maior número de vacinados, até o momento, foi registrado na Universidade Paulista (Unip), zona Centro-Sul, com 8.830 pessoas imunizadas; seguido do Clube do Trabalhador do Sesi-AM, na zona Leste, com 7.432 vacinados; e o balneário do Sesc-AM, na zona Oeste, com 6.463 imunizados.

A prefeitura disponibiliza a consulta desses números por meio do Vacinômetro, no endereço: https://vacinometro.manaus.am.gov.br/

— — —

Texto – Sandra Monteiro/Semsa

Foto – João Viana/Semcom

Publicações relacionadas

Período de isenção do IPTU para contribuintes de baixa renda em Manaus sobe para cinco anos

Redação

Aula magna da PGM aborda desafios enfrentados pelo poder público durante pandemia

Redação

Trabalhador morre ao cair do telhado da empresa de pneus em Manaus

Redação

Deixe uma resposta