Amazonas Destaques Manaus

Mais de 4 mil idosos recebem vacina no primeiro dia de drive-thru em Manaus; 50 mil foram vacinados em casa

O balanço parcial da primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza aponta que, aproximadamente, 50 mil idosos já receberam a imunização em casa e mais de quatro mil pela estratégica drive-thru, iniciada em Manaus nesta sexta-feira (27), nos estacionamentos de shoppings.

A Prefeitura de Manaus organizou a vacinação contra a influenza para idosos por meio do serviço de drive-thru, em cinco shoppings da capital. Estabelecida para complementar o serviço de vacinação de casa em casa. A nova estratégia tem como público-alvo idosos com idade a partir de 60 anos e deverá ser executada até a próxima semana, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h.

“Além da vacinação casa a casa, demos início à imunização por drive-thru, que só neste primeiro dia já teve mais de quatro mil pessoas, a partir de 60 anos, vacinadas, conforme dados da Semsa. Estou muito confiante que chegaremos a nossa meta, antes mesmo do final da campanha”, destacou o prefeito Arthur Neto, sobre a nova estratégia de vacina aos idosos.

“Peço para não irem aos pontos de drive-thru andando. Essa estratégia exclusiva é para quem tem carro. A vacina nas casas continua, basta aguardar as equipes”, completou.

Segundo a diretora do Departamento de Atenção Primária (DAP), da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Ângela Nascimento, as estratégias da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Manaus estão sendo planejadas para favorecer o isolamento social dos idosos, com a vacina de casa em casa e com a vacinação no serviço drive-thru, onde não há necessidade de o idoso sair do carro para ser vacinado.

“São estratégias para reduzir o risco de exposição dos idosos à Covid-19, mas que também garantem a vacinação contra a influenza. A vacinação de casa em casa é para que o idoso não tenha necessidade de sair da própria residência. Já a imunização pelo serviço drive-thru é uma forma de atender os idosos que não querem esperar pela vacina em casa, evitando ainda aglomerações e a exposição à Covid-19”, afirmou.

A vacinação por drive-thru segue na próxima segunda-feira (30) nos seguintes locais: Amazonas shopping; Manauara shopping; shopping Via Norte; shopping Ponta Negra; shopping Phelippe Daou; e shopping Grande Circular.

A previsão é que a vacinação dos idosos por drive-thru nos shoppings tenha continuidade até a próxima semana. Os idosos que aderirem a essa estratégia devem levar um documento de identidade com foto, CPF e Cartão de Vacinação.

“O idoso deve manter documentos e cartão de vacinação em mãos para agilizar o atendimento na triagem do drive-thru e usar de preferência uma roupa, camisa, blusa ou vestido, sem mangas, ou com manga curta, facilitando o acesso do vacinador ao braço para aplicação da vacina. Os idosos e condutores devem evitar comparecer no drive-thru levando no carro familiares que não irão receber a vacina, principalmente crianças”, recomenda a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae/Semsa), Marinélia Ferreira.

Vacinação em residência

Equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) iniciaram na terça-feira, 24, a vacinação contra influenza de casa em casa, em Manaus. A ação foi iniciada com os idosos que já são acompanhados por 228 equipes de saúde da ESF. Para pessoas que não têm o acompanhamento de uma equipe da ESF, a Semsa disponibilizou um link no site http://semsa.manaus.am.gov.br, por meio do qual é possível fazer o cadastramento para receber uma equipe de saúde para vacinação em casa.

“Caso tenha feito o cadastro no site para vacinação na residência, mas tenha procurado a vacina por meio do drive-thru, o idoso não tem necessidade de cancelar o cadastro. Esse cancelamento vai ocorrer automaticamente por meio da identificação do número do CPF no sistema”, informa Marinélia.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza tem como meta imunizar 111.669 idosos, que são o público-alvo na primeira etapa da imunização em Manaus. A vacina disponível é trivalente e protege contra os vírus da Influenza A (H1N1), da Influenza B e da Influenza A (H3N2). Os demais grupos de risco para a vacinação de influenza serão imunizados nas próximas etapas, que segue até o dia 22.

Publicações relacionadas

Mais de mil turistas a bordo do navio M/s Magellan são recebidos pela prefeitura

Redação

Marido de grávida morta no Centro de Manaus é preso após agredir rival

Redação

Bolsonaro abre Brasil para empresas estrangeiras

Redação

Deixe uma resposta