Cotidiano Destaques Mundo

LETÔNIA INAUGURA SISTEMA DA GOOGLE E APPLE CONTRA A COVID-19

A Letônia será o primeiro país do mundo a usar o sistema de rastreamento do coronavírus desenvolvido pela Google e Apple. O aplicativo do serviço recebeu o nome de “Apturi Covid” (“Pare a Covid”, em tradução direta), e será compatível com 99% dos smartphones iOS e Android disponíveis no mundo.

“Com a ajuda da tecnologia Bluetooth, o aplicativo pode detectar e registrar outros dispositivos móveis próximos por pelo menos 15 minutos. Todos os dados são criptografados e armazenados diretamente no dispositivo e não podem ser acessados pelo proprietário do telefone ou por outros usuários do aplicativo”, disseram os desenvolvedores do app em comunicado.

Para evitar a propagação do coronavírus, o recurso da Apple e Google acompanhará os passos dos usuários via GPS e, quando alguém infectado se aproximar de outras pessoas, elas serão automaticamente notificadas sobre isso, porém sem que a identidade do portador seja revelada. Depois receberão recomendações sobre medidas de prevenção, como evitar o contato social nos próximos dias.

App será lançado em breve e notificará usuários sobre contato com infectados.

App será lançado em breve e notificará usuários sobre contato com infectados.Fonte:  Magnectic Latvia/Divulgação 

A região balcânica é composta de cerca de 2 milhões de habitantes, dentre os quais estima-se que 1/5 possa instalá-lo em seus celulares de modo voluntário. O país é o hoje o terceiro com menor incidência de mortalidade decorrente da covid-19 dentro da União Europeia.

Futuramente a ideia é de que a ferramenta baseada na API da Google e Apple possa comunicar-se com apps similares de países próximos, como Estônia, Alemanha e Suíça. Com a roaming móvel, os órgãos governamentais poderão acompanhar o cenário de contágio em tempo real, mesmo quando os rastreados estiverem em viagem internacional.

FONTE:tecmundo

Publicações relacionadas

Após consulta do MP Eleitoral, TRE se posiciona sobre atos de campanha durante a pandemia

Redação

Amazonas lidera ranking do pior desempenho ao combate ao coronavírus no Brasil

Redação

Após carreta tombar em avenida de Manaus, empresa será responsabilizada por danos, diz prefeitura

Redação

Deixe uma resposta