Amazonas Destaques Manaus

Lei dos comissários é sancionada

Foi publicada no Diário Oficial do Amazonas  a  Lei 5.437, que remaneja 124 vagas da classe inicial de delegado de polícia para a função de comissários. Com a publicação, a Polícia Civil deve iniciar o processo de reestruturação, rebaixando os antigos delegados para o posto de agentes de autoridade. Quase 20 anos depois do concurso que prestaram, os comissários agora tem atribuições fixadas em forma de lei. Eles, porém,   já recorreram ao STF para questionar a lei.     

Sigiloso – O Ministério Público do Estado do Amazonas ordenou sigilo de nível 3 na investigação de denúncia de abuso sexual contra o ex-presidente da Federação de Desportos Aquáticos do AM, Vitor Hugo Lopes Façanha. A investigação foi instaurada em janeiro deste ano, após reportagem da CNN Brasil revelar relatos de abusos sofridos por 11 ex-atletas.

Onde… – Ex-ministro da Saúde e atualmente lotado na Secretaria Geral do Exército, em Brasília, o general Eduardo Pazuello foi visto passeando sem máscara em um shopping de Manaus no domingo.

…compra isso? – Relatos publicados nas redes sociais indicam que Pazuello chegou a ser questionado sobre estar circulando sem máscara, contrariando as orientações de saúde e do decreto estadual. Pazuello, no entanto, preferiu ironizar. “Onde compra isso?”, respondeu o ex-ministro

Ctrl C e Ctrl V  – Apresentado em 21 de março deste ano pelo vereador Jaildo Oliveira (PC do B), o projeto de lei que institui a Lei Municipal de Liberdade Religiosa em Manaus é uma cópia de lei já sancionada no Estado de São Paulo. O curioso é que o projeto foi apresentado apenas nove dias depois que a lei foi sancionada pelo Governador de São Paulo, João Dória.

Novo comando – Os juízes eleitorais Victor Liuzzi e Fabrício Marques assumiram o comando da Escola Judiciária Eleitoral, subordinada ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Liuzzi, titular da classe de magistrados do Pleno do TRE-AM, vai dirigir a Escola no biênio 21/22.

Alemão… – A Comissão de Ética da Câmara Municipal de Manaus (CMM) vai avaliar se houve quebra de decoro por parte do vereador William Alemão (Cidadania) ao gravar vídeo onde ensaia coreografia da “dança do carpinteiro” em seu gabinete parlamentar, no Paço dos Manaós, sede do Legislativo.

…na mira –  O vídeo foi publicado nas redes sociais do vereador na última sexta-feira com a legenda #sextou. O vereador aparece dançando com mais dois assessores. Outros funcionários aparecem no vídeo, trabalhando na hora da dança.

Aniversário – Moção de parabenização pelos 72 anos do jornal A Crítica proposta pelo vereador Caio André (PSC) foi subscrita por 27 vereadores de Manaus na sessão de ontem. Caio exaltou a importância do jornal e lembrou que já atuou como advogado da empresa.

Extra-oficiais – Em seu podcast semanal “Por Dentro da Amazônia”, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, anunciou que os dados oficiais mostram redução de 19% nos alertas de desmatamento na comparação dos períodos de agosto/19-março/20 com agosto/20-março/2021. Ele criticou a divulgação de dados extra-oficiais por órgãos independentes, que segundo ele seriam tendenciosos, e exaltou o trabalho  do pelo Inpe.

Publicações relacionadas

Arthur diz que não cuidar da Amazônia é insistir numa visão cega que colocará Brasil longe das decisões mundiais

Redação

PAUTA: Vice-Presidente da República visita o CBA às 16h desta segunda (17)

Redação

Manaus registra menor número de internações diárias de pacientes com Covid desde novembro

Redação