Sem categoria

Juíza Fraxe autoriza vacinação de idosos em Manaus

Amazonas entra no 14º dia com falta de oxigênio
David se diz surpreso com pedido de prisão
Deputado cobra ação de Bolsonaro para transporte do oxigênio
Por onde andam as vacinas doadas para o Amazonas pelo governo de São Paulo

A juíza federal Jaiza Fraxe autorizou o início da vacinação imediata dos idosos acima de 70 anos, conforme plano de imunização apresentado pela Prefeitura de Manaus. Ela atendeu a uma ação do deputado federal Marcelo Ramos (PL) e, em seu despacho, não perdeu a oportunidade de deixar claro que “todo o procedimento está sob o controle do Poder Judiciário Federal” e que “eventuais desvios serão apurados imediatamente”.

Controle rigoroso

Em seu despacho, Jaiza Fraxe enumera uma série de ações a serem adotadas pelo órgão vacinador, neste caso a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Ela exige “controle rigoroso” dos CPF, nome, idade, documento com fotografia e até, se não houver sala de vacinação no local, deve ser criada uma “sala de vacinação virtual” para posterior checagem das informações.

Prefeitura não confirma vacinação

O Portal Único perguntou a Prefeitura de Manaus nesta manhã de quinta-feira (28) se a vacinação seria recomeçada hoje mas não obteve resposta até o fechamento dessa edição. Tão logo ocorra essa notícia será atualizada.

Prefeito se diz surpreso

Nesta manhã desta quinta-feira (28) o prefeito David Almeida se disse surpreso com o pedido de sua prisão pelo Ministério Público Estadual, em função denúncias na gestão da vacinação em Manaus. Não adiantou como vai recorrer judicialmente.

Justiça Federal

Após ter se julgado incompetente para julgar o pedido de prisão do prefeito David Ameida, o desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos Almeida, remeteu a ação para a Justiça Federal que ainda não se manifestou.

Ainda falta oxigênio

O governador Wilson Lima (PSC) deixou bem claro ontem que o abastecimento de oxigênio no Amzonas não foi normalizado e ainda depende de doações de todo o país. A demanda atual diária que é de quase 76 mil m³. Antes da crise, a produção de quase 30 mil m³ dava suporte à rede de saúde.

Alerta do governador

O governador Wilson avalia que essa crise irá atingir outros estados e alertou que é necessário a intervenção do governo federal para adotar todas as alternativas logísticas a fim de garantir o envio de oxigênio ao Amazonas.

Governo Bolsonaro

O deputado Serafim Corrêa (PSB) disse que o deputado Marcelo Ramos participou das negociações com o governo dos Estados Unidos, a fim de conseguir aeronaves para transporte de oxigênio: “A resposta foi positiva e enviadas ao Brasil dias 16 e 18 de janeiro,um avião dos EUA e dois da ONU, mas até hoje o Governo Bolsonaro não tomou as providências necessárias.

Deputados conversam com ministro

Os deputados estaduais Josué Neto, Wilker Barreto, Dermilson Chagas, Roberto Cidade, Delegado Péricles e Nayara Pinheiro conversaram com o ministro da saúde Pazuello na quarta-feira (27), a respeito das ações adotadas para o Amazonas. Aproveitaram para pousar em fotos ao lado do ministro.

Vacinas do Dória

As 50 mil doses de vacina prometidas pelo governador de São Paulo, João Dória, também foram alvo do despacho de Jaiza Fraxe. Ela quer saber se essas vacinas chegaram e onde estão. Se não chegaram, pergunta ao próprio governador se enviou e qual foi o processo de envio. E, por fim, se chegarem, vão ficar também sob a guarda da Justiça Federal para passarem por inspeção federal.

Vacinas particulares

Até o início do segundo semestre de 2021, as clínicas particulares já podem estar vendendo doses da vacina contra Covid-19. A expectativa é da Associação Brasileira das Clínicas de Vacina (ABCVAC) que aguarda apenas o registro definitivo do imunizante no Brasil para adquirir a vacina indiana Covaxin.

Publicações relacionadas

Vereador de Manaus cancela taxa de inscrição em seletiva e anuncia devolução de dinheiro

Redação

Doze municípios do AM tem aval da ANP para exploração do petróleo e gás

Redação

Detran realizará em Manaus leilão com 950 veículos entre os dias 31 de maio e 2 de junho

Redação

Deixe uma resposta