Amazonas Destaques Manaus

Josué Neto diz que monopólio do gás está empurrando Petrobras para fora do Amazonas

Deputado diz que é fundamental abrir o mercado para exploração do gás no Amazonas

Ele afirma que há dois anos a Cigás, que mantém o monopólio da exploração do gás, não investe um real

Na opinião do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Josué Neto (PRTB), a Petrobras está saindo do estado porque sempre teve prejuízo em relação ao monopólio da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás).


Declaração de Josué sobre o asssunto:

“A Petrobras sempre teve prejuízo no Amazonas. Em alguns Estados a Petrobras ganha dinheiro, em alguns estados a Petrobras ganha pouco dinheiro e em outros estados ela perde pouco dinheiro, mas no Estado do Amazonas ela perde muito dinheiro porque suas operações são subsidiadas e ela paga para trabalhar no Amazonas isso há muitos anos”, disse.

Deputado diz que Cigás não investe

Josué disse nesta segunda-feira (29), que nos últimos dois anos (2018 e 2019), a Cigás não investiu um real na capital amazonense, ou seja, a empresa não explora o gás, nem muito menos tem interesse de explorar o gás do Amazonas. Ele reforçou que já abriu mão da lei que seria resultado do projeto de sia sua autoria e que disse que aguarda o Governo do Estado enviar uma nova lei ao Parlamento.

Parlamentar defende abertura do mercado

Josué Neto disse que abrir o mercado do gás é deixar que novas empresas distribuam o gás no Amazonas, gerem novos empregos, invistam e paguem impostos, claro, que sejam revestidos nos setores públicos do Estado, principalmente nas áreas da saúde, segurança e demais áreas.

“Temos gás em mais 19 municípios, são 16 blocos, só que tem um bloco localizado na extensão de Urucurituba e Itacoatiara, que são dois municípios próximos. É um bloco de gás que atende dois municípios, então, o recebimento de royalties vai para os dois municípios”, disse o presidente, que ressaltou que existe os benefícios da energia elétrica, gás de cozinha e baixar o preço de diversos produtos para a população amazonense

Publicações relacionadas

Bairros voltam a ficar sem água em Manaus

Redação

Homem de 46 anos que morreu em Manaus tem Covid-19 descartada; Amazonas tem 1 morte e 111 casos

Redação

Justiça nega liminar para ex-secretário ficar calado em depoimento à CPI

Redação

Deixe uma resposta