Amazonas Destaques Manaus

Instituto Diário de pesquisa aponta Amazonino com 32,4 e David com 21,2%

Manaus – O ex-governador Amazonino Mendes (Podemos) tem 32,4 % das intenções de voto dos eleitores de Manaus para o pleito do próximo domingo na capital. David Almeida (Avante) é o segundo colocado, com 21,2%. Ricardo Nicolau (PSD) é o terceiro, com 12% e tecnicamente empatado com José Ricardo (PT), que tem 11,2%. O candidato Capitão Alberto Neto (Republicanos) aparece com 7,6%. Os dados são da pesquisa realizada pelo INSTITUTO DIÁRIO DE PESQUISA (IDP) que ouviu 1.200 mil eleitores de Manaus em levantamento realizado nos dias 9, 10 e 11 de novembro em todas as zonas da cidade. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. A pesquisa foi coordenada pelo professor, matemático e consultor estatístico Edmilson de Araújo Silva, do Instituto Diário de Pesquisa (IDP). O consultor aponta que Amazonino e David irão disputar o segundo turno.

Pesquisa ouviu 1.200 eleitores em bairros de todas as zonas de Manaus (Foto: Arquivo/José Cruz/ABr)

Os números mostram, ainda, que o candidato Coronel Menezes (Patriota) tem 6,5% das intenções de voto, seguido de Alfredo Nascimento (PL) com 3,9%. A pesquisa releva ainda que Romero Reis (Novo) tem 1,2%; Chico Preto (DC), 0,8%; Gilberto Nascimento (PSTU), 0,2%; e Marcelo Amil (PCdoB) também com 0,2%. Responderam que não votarão em nenhuma das opções 0,6%; voto em nulo ou branco, 0,7%; não sabem ou não respondeu, 1,6%; e 0,8% responderam que não irão votar.

A margem de erro estimada da pesquisa é de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) sob a identificação AM-02562/2020.

A pesquisa foi domiciliar, sendo entrevistado um único eleitor por domicílio. Os entrevistados foram escolhidos através de sorteio, observada a estratificação realizada por zonas eleitorais e as quotas amostrais de sexo, idade e escolaridade, tendo todos iguais chances de fazer parte da amostra. O método de seleção amostral utilizado foi a amostragem aleatória estratificada para proporções.

De acordo com o coordenador da pesquisa do IDP, Edmilson Silva, os dados mostram como os eleitores devem votar no domingo. “No cenário já temos um número muito pequeno de eleitores que respondem não saber em quem votar ou que estão indecisos. Quanto mais próximo da eleição, mais eleitores definem em quem votar. Não levantamento atual, a poucos dias do pleito, já temos um cenário mais definido”.

Publicações relacionadas

Vacinação contra gripe terá ampliação com 112 postos a partir desta segunda

Redação

Corpo de estudante é encontrado com sinais de estrangulamento em terreno baldio no Planalto

Redação

Veja como baixar o aplicativo para receber o auxílio de R$ 600,00 do governo federal

Redação

Deixe uma resposta