Amazonas Destaques Manaus

Idosos de 69 anos devem consultar o ‘Imuniza Manaus’ para saber data e local de vacinação

As pessoas idosas de 69 anos, grupo que abre o cronograma da nova etapa da campanha municipal de imunização contra a Covid-19, nesta segunda-feira, 1º/3, devem verificar no sistema Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br), na opção ‘Consultar 1a Dose’, a hora e o local do seu atendimento. A orientação é da Prefeitura de Manaus, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e vale para os 6.695 usuários que já fizeram o cadastro no sistema.

Para quem ainda não fez o cadastro, a recomendação é de que realize o registro no Imuniza e, no próximo dia 1°, se dirija ao ponto de vacinação mais próximo do seu local de moradia.

A secretária municipal de Saúde interina, Aline Rosa Martins, afirma que os 9,5 mil idosos que representam a população de pessoas de 69 anos vivendo em Manaus serão vacinados, ainda que, por algum motivo, não tenham conseguido realizar o cadastro.

“No entanto, reforçamos que, aqueles que puderem, acessem o sistema e informem os dados solicitados, porque o cadastro é uma ferramenta de facilitação do atendimento nos postos de vacinação”.

Aline explica que, ao receber quem já foi cadastrado, a equipe de vacinadores apenas compara os dados registrados no sistema com os documentos do usuário e confirma a aplicação da dose.

“Com isso, evita-se falhas de registro e se reduz o tempo de espera, garantindo mais comodidade aos que buscam os postos, além de mais segurança na imunização”, enfatizou.

A secretária destaca que o cadastramento é uma das medidas adotadas pela Semsa para aprimorar os processos relativos à vacinação contra a Covid-19 e que está alinhada à orientação do prefeito David Almeida de assegurar celeridade, transparência e eficiência em todas as etapas da campanha.

Além daqueles com 69 anos, devem fazer o cadastro no Imuniza Manaus todos de idade inferior, de forma decrescente, até os 60 anos. Para isso, devem escolher o item ‘Cadastro de Idosos’ e informar dados pessoais de identificação, telefone, endereço, e-mail e indicar se são portadores de comorbidades, escolhendo entre as opções apresentadas.

Prioritários

A vacinação dos idosos de 65 a 69 anos vai ocorrer de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, com o atendimento de uma idade por dia, de forma decrescente, ficando o sábado reservado para os que não puderam comparecer durante a semana a um dos seis pontos de vacinação montados nas quatro zonas geográficas da cidade.

O planejamento da Semsa é vacinar essa faixa etária em uma semana e, na semana seguinte, dar início à vacinação dos que têm entre 60 e 64 anos. Os dois grupos fazem parte das populações prioritárias do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Para as duas faixas de idade, Manaus recebeu do Ministério da Saúde, na última sexta-feira, 26/2, o total de 64.440 doses de vacinas Astrazenca/Oxford e CoronaVac/Sinovac. O quantitativo, que inclui 5% de reserva técnica, é suficiente para vacinar 100% da população de 65 a 69 anos, o que representa 47.564 pessoas, e 10,2% dos que têm de 60 a 64 anos, o que corresponde a 6.905 pessoas.

Em razão do número reduzido de doses, serão definidos critérios para o atendimento do segundo grupo (60 a 64 anos). De acordo com Aline Martins, a ordem de prioridade e o cronograma a ser adotado serão pactuados na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e, logo a seguir, divulgados.

“Vamos atender inicialmente esses 10%, considerando as prioridades, e os demais serão contemplados de acordo com o envio de novas remessas de vacina”.

Recomendações

Mesmo que esteja cadastrado no sistema Imuniza, o idoso deve apresentar no posto de vacinação, obrigatoriamente, documento de identidade original com foto e CPF. Aqueles que estiverem com sintomas gripais ou qualquer outro processo de adoecimento precisam aguardar e só devem receber a vacina quando estiverem plenamente recuperados.

Os que tiveram suspeita ou confirmação de Covid-19 devem ser vacinados apenas 30 dias após o início dos sintomas.

Além dos novos grupos, continuam a ser vacinados os idosos de 70 anos e mais,  além dos trabalhadores da saúde pertencentes aos grupos anteriores e que ainda não receberam a primeira dose de vacina. Também estão sendo vacinados os trabalhadores da saúde que já estão no prazo de receber a segunda dose.

Cronograma de Vacinação – 65 a 69 anos

Segunda, 1º/3 – Pessoas com 69 anos

Terça, 2/3 – Pessoas com 68 anos

Quarta, 3/3 – Pessoas com 67 anos

Quinta, 4/3 – Pessoas com 66 anos

Sexta, 5/3 – Pessoas com 65 anos

Sábado, 6/3 – Pessoas de 65 a 69 que não puderam se vacinar durante a semana

Postos de Vacinação

Zona Norte

Complexo de Treinamento de Direção Veicular do Detran – AM

Avenida Arquiteto José Henriques Rodrigues, 962 – Colônia Terra Nova

Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola

Rua Gandú, 119 – Cidade Nova

Zona Sul e Centro-Sul

Centro Cultural dos Povos da Amazônia

Avenida Silves, 2.222- Crespo

Estacionamento da Universidade Paulista (Unip)

Avenida Mário Ypiranga, 3.490 – Parque Dez de Novembro

Zona Leste

Clube do Trabalhador do SESI

Avenida Cosme Ferreira, 7.399 – São José I

Zona Oeste

Balneário do Sesc

Avenida Constantinopla, 288 – Alvorada

— — —

Texto – Andréa Arruda / Semsa

Foto – Valdo Leão / Semcom

Publicações relacionadas

Tribunal de Contas participa de reunião virtual para discutir mecanismos de colaboração na fiscalização da Educação

Redação

Governo do AM confirma 32 casos de novo coronavírus no estado

Redação

Vereador mais jovem eleito em Manaus teve campanha mais cara que as de quatro candidatos a prefeito

Redação

Deixe uma resposta