Amazonas Destaques Manaus

Homenagens e conscientização marcam o Dia Internacional da Mulher das servidoras da Semsa

As servidoras da sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na avenida Maceió, Adrianópolis, participaram, na manhã desta terça-feira, 8/3, de atividades especiais pelo Dia Internacional da Mulher. Organizada pela Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho (DIQVT) do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação, a programação, além das homenagens às mulheres, incluiu palestras de incentivo ao empoderamento feminino e orientações sobre violência, feminicídio e cuidados com a saúde.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, primeira mulher a ocupar o cargo de gestora da secretaria, destacou a importância de as mulheres ocuparem postos de comando.

“Nós, mulheres, temos muito a ensinar. Ao mesmo tempo que somos ‘tempestade’, somos equilíbrio. Nossa principal máquina é o coração, embora saibamos agir com a razão. A mulher precisa estar onde quer estar e fazer a diferença na vida das pessoas”, disse.

A assistente social Dora Lúcia Guedes Cardoso, chefe da DIQVT, explicou que o Departamento de Gestão do Trabalho da Semsa dedica atenção especial aos servidores, promovendo atividades em reconhecimento à dedicação deles, como a de hoje, em homenagem às mulheres servidoras.

“A luta das mulheres é permanente. Por isso, além de reverenciarmos esse público, abrimos espaço para a discussão de temas inerentes ao universo feminino”, contou.

Moura Tapajóz

A Maternidade Doutor Moura Tapajóz (MMT) também promoveu uma programação especial às mulheres da unidade. A celebração incluiu música, poesia e um café da manhã compartilhado no auditório da unidade, para que todas as servidoras e colaboradoras pudessem parar por um momento e celebrar seu dia, suas vidas e suas conquistas.

“Depois de períodos tão difíceis que nós, servidoras da Saúde, temos vivido nos últimos tempos, nos dividindo em dois, às vezes, três turnos entre casa e trabalho, é importante reservamos um momento para celebrarmos nossas vidas, nossa persistência, nossa resistência e nossas vitórias mais recentes”, ressaltou a enfermeira obstetra Núbia Cruz, diretora da MMT.

— — — 

Texto – Sandra Monteiro e Marcella Normando / Semsa

Fotos – Camila Batista e Divulgação / Semsa

Publicações relacionadas

Prefeito lança ‘Plano Safra de Manaus’ com investimento de R$ 14 milhões

Redação

Trabalhador morre ao cair do telhado da empresa de pneus em Manaus

Redação

Governo do Amazonas convoca 704 técnicos de enfermagem para reforçar unidades de saúde

Redação

Deixe um comentário