Amazonas Destaques Manaus Política

Hissa se cala sobre seu nome na lista de fichas sujas do Tribunal de Contas

Igreja Católica defende participação política nas igrejas mas de forma moderada

Fake News sobre candidatura de Amazonino agita o cenário político

O pré-candidato à Prefeitura de Manaus, Hissa Abraão (PDT), é o único prefeiturável entre os gestores com contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-Am) e por isso está na lista dos “fichas sujas”, portanto, considerado inelegível. Cabe recurso, mas Hissa não fala sobre o assunto. Hissa teve a proeza de ter as contas reprovadas tanto na função de vice-prefeito quanto de secretário de Obras. Em vídeo postado nas redes sociais, preferiu falar de que quando secretário da Seminf imprimiu um ritmo de trabalho “nunca vivido antes na administração municipal”. A única obra que a população lembra é de algumas paradas de ônibus de concreto pré-moldado que custaram aos cofres públicos R$ 26 mil cada uma. Na época o contrato com a empresa J. Nasser foi denunciado como superfaturado.

Abuso de autoridade na religião

A tese do ministro do TSE Edson Fachin de enquadrar em abuso de autoridade os candidatos que tiram proveito da religião para influenciar votos de fiéis tem o apoio do arcebispo de Manaus, dom Leonardo Ulrich Steiner. Em entrevista ao portal Amazonas Atual, dom Leonardo Steiner disse que é possível a Igreja falar sobre política, mas desaprova o uso da instituição para defender candidatos e legendas partidárias. “Assim como existe o abuso econômico, existe o abuso religioso”, afirmou.

Política sim, candidatos não !

O arcebispo citou como exemplo uma missa na igreja católica: “Nas nossas celebrações, nós não podemos nos manifestar politicamente. Podemos falar sobre política, mas não a favor de um determinado candidato, a favor de um determinado partido. Isso a lei inclusive prevê”, diz.

Igreja e Polícia

A Arquidiocese de Manaus agendou entrevista coletiva para a manha desta segunda-feira (17), para tratar sobre ações da Polícia Militar do Amazonas no município de Nova Olinda do Norte. Será no Centro Pastoral, no antigo ICHL, esquina da Major Gabriel com Ramos Ferreira. A pastoral e outras entidades, denunciam a violência com que a PM atuou no município.

Fake News sobre Amazonino

A notícia divulgada em blogs de que Amazonino Mendes (Podemos) teria desistido da candidatura à Prefeitura de Manaus agitou o meio político na tarde de domingo (16). Mas logo o marqueteiro Marcos Martineli esclareceu que se tratava de fake news. Amazonino prossegue na pré candidatura.

Nota oficial

Em nota distribuída à imprensa, a direção nacional do Podemos esclareceu que somente na próxima semana, em reunião com comitiva do partido do Amazonas, serão definidas as candidaturas próprias e alianças partidárias para as eleições municipais deste ano, e que até o presente momento ainda não divulgou quais seriam os nomes.

Avanço da Aliança

Semana começa com a expectativa que o deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), anuncia novas adesões partidárias a sua pré candidatura a Prefeitura de Manaus. Ricardo está próximo de acordo com o PSL e ainda corre atrás do PTB. A sua pré candidatura tem o apoio do PSB e do Solidariedade, além do seu partido, o PSD,

LINHA DIRETA

+ Começa nesta segunda-feira (17), a adesão para professores e alunos da Ufam que quiserem retornar as aulas on line nesse mês de agosto.

+ O Governo do Estado inaugurou “Casa de Parto”, no município de Novo Airão, que alia tradição ao conhecimento científico.

+ Diversos pontos de queimadas estão se sucedendo em áreas próximas a Manaus e até mesmo na capital amazonense.

+ O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/Am) agendou leilão virtual de mil lotes, para os dias 26 e 29 desse mês.

+ O vice-presidente Mourão, disse que o Plano de Bioeconomia para a Amazônia, será desenvolvido em longo prazo.

+ O advogado Carlos Santiago, do Movimento de Combate à Corrupção, disse que TCE poderá ampliar lista de gestores que poderão ficar inelegíveis. Até agora 616 tiveram os nomes anunciados.

+ A tradicional escola de samba de Manaus, Reino Unido da Liberdade vai escolher nova diretoria, no dia 30 de agosto. Duas chapas estão na disputa.

COMPARTILHE

Publicações relacionadas

Peritos instalam Cabines de Higienização Microbiológicas no Instituto de Criminalística e no IML

admin

Segunda parcela do 13º salário dos servidores estaduais vai injetar mais R$ 150 milhões na economia do Amazonas

admin

Bebê que foi anestesiado e teve cirurgia adiada por falta de equipamento morre após procedimento em hospital no AM

admin

Deixe um comentário