Amazonas Destaques Manaus

Hemoam instala sistema para buscar serviços externos para pacientes com câncer ou doenças de sangue

Se um paciente precisar de uma especialidade médica ou exame não oferecido pela Fundação, o sistema vai buscar em outras unidades hospitalares

O Núcleo Interno de Regulação (NIR) vai beneficiar também os pacientes do interior

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) instalou em seu sistema de atendimento aos pacientes com câncer e doenças de sangue, o Núcleo Interno de Regulação (NIR), uma estrutura com objetivo de agilizar o atendimento às necessidades dos pacientes.

“Sempre que um paciente precisar de algum serviço externo, como uma consulta ao nefrologista, profissional que não temos no Hemoam, o núcleo irá buscar na rede hospitalar um local e/ou profissional para atender essa necessidade”, explicou a médica clínica e reguladora do NIR, Katia Rates.

Kátia acrescentou que o NIR também será útil em casos de pacientes vindos do interior do Amazonas. “Se houver um paciente que está numa cidade e lá for identificada uma situação hematológica que necessita de investigação, o município de origem desse paciente vai inserir a solicitação, abriremos canais e fluxo para essa comunicação, realizaremos o agendamento e levantaremos todas as informações do paciente”, completou.

Intermediação

O NIR do Hemoam fará toda essa intermediação por meio do Sistema de Transferência de Emergência Regulada (Sister). A ferramenta já está implementada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) desde 2019. Em um levantamento recente, identificou-se que o tempo médio de transferência de pacientes para unidades de urgência e emergência foi reduzido, em Manaus, de 48 horas para 12 horas; e no interior, de até cinco dias para 33 horas.
Em um levantamento de 2016 a 2020, o Hemoam identificou que, aproximadamente, 43% dos pacientes em tratamento residem na capital, enquanto que os outros 57% são do interior, além de estados e países vizinhos.

Publicações relacionadas

Emendas de Josué preveem auxílio fardamento de R$ 2,7 mil para cada policial ou bombeiro militar

Redação

O novo fofoqueiro jurídico do Brasil, o ex-juiz Sérgio Moro, entregou 15 meses de conversas com Bolsonaro, diz deputada

Redação

Josué destaca que auxílio emergencial do Governo Bolsonaro chegou a 58,7% famílias do Amazonas

Redação