Amazonas Destaques Manaus

Hemoam convoca doadores recuperados da Covid-19 para coleta de plasma

Manaus – A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) convoca pessoas que já tenham se recuperado da Covid-19 para a doação de plasma convalescente. A coleta do plasma funcionará por agendamento, que pode ser feito por meio dos números (92) 3655-0166, 98421-4184 e 99984-4585, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

(Foto: Divulgação)

O procedimento para doação de plasma será idêntico ao processo de doação de sangue comum. Porém, para o plasma convalescente, o candidato precisa atender a alguns critérios específicos, tais como: ser do sexo masculino; ter entre 18 e 60 anos; comprovar que teve Covid-19 confirmada por meio do teste PCR; no mínimo 30 dias após o desaparecimento total dos sintomas; que não tenha tido hepatite B ou C, sífilis, HIV, HTLV ou doença de Chagas.

O plasma convalescente será coletado por um equipamento de aférese, o qual extrai somente o componente desejado do sangue. Uma única doação poderá atender até quatro pacientes. A expectativa do Hemoam é começar a distribuir o plasma convalescente a partir da segunda semana de junho, quando o estoque do produto já deverá ter volume para suprir a demanda dos hospitais.

A coleta do plasma convalescente para auxiliar no tratamento da Covid-19 tem aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e foi formatado em um protocolo que também está em andamento em diversos estados brasileiros.

A eficiência desse método contra a Covid-19 já é reconhecida internacionalmente. Estudos dão conta de que o plasma convalescente pode diminuir a mortalidade e carga viral, promovendo melhora clínica, com a diminuição do tempo de internação dos pacientes.

Publicações relacionadas

Detentos transexuais garantem direito de usar nome social em penitenciária do Amazonas

Redação

VOTAÇÃO DO MARCO DE GÁS NA CÂMARA REANIMA DISCUSSÕES NO AMAZONAS

Redação

Mais dois bairros da zona Oeste recebem obras de recuperação viária pelo Requalifica 2

Redação

Deixe uma resposta