Amazonas Destaques Manaus

Grupo de Bolsonaro pode tirar comando do PL de Alfredo Nascimento

Senador Eduardo Braga confirma conversas com Amazonino

Bolsonaro coloca Marcelo Ramos entre a cruz e a espada

Eleição em Coari vira praça de guerra

David Almeida declara guerra às invasões

Amazonas recebe mais vacinas para a terceira dose

Governo abre câmaras para fazer acordos com credores de todos os tipos

Óleo da Amazônia vira estrela em pesquisa científica

Ex-presidente da OAB vai falar sobre poder feminino

Por Claudio Barboza, Solange Elias e Editorias do ÚNICO

Comando do PL em outras mãos

O ex-deputado federal Alfredo Nascimento tem uma relação próxima e de confiança com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, mas corre o risco de perder o comando do partido no Amazonas para políticos próximos de Bolsonaro, como o deputado federal Pablo Oliva ou o grupo de Menezes, com a filiação do presidente ao partido.

Braga e Amazonino

O senador Eduardo Braga (MDB) confirmou ao ÚNICO que tem conversado com o ex-governador Amazonino Mendes. Sobre uma possível aliança entre os dois, ele disse: “Vamos ver isso lá na frente. Agora estamos trabalhando para construir uma opção experiente e viável para o Amazonas”. A respeito de José Melo que reapareceu responsabilizando-o pela sua cassação, Braga definiu: “o problema dele é com a justiça”. O ex-governador tenta na Justiça ter o direito de disputar as eleições em 2022.

A decisão de Marcelo Ramos

A decisão de Bolsonaro de se filiar ao PL deixa o deputado federal Marcelo Ramos numa situação desconfortável. Marcelo é um crítico convicto do presidente e não dá mostras de que vai mudar a postura. Por outro lado, ele reconhece que tem um bom espaço no PL e diante do cenário, procura ganhar tempo para anunciar uma decisão que pode ser uma mudança para o PSD, do senador Omar Aziz.

Clima de guerra em Coari

Em apenas três dias de campanha eleitoral em Coari, a segunda maior cidade do Amazonas, o clima é de tensão, denúncias e até ameaças de morte. Além da troca de acusações como “ladrão”, “mau gestor”, “inexperiente” e “estrangeiro”, ontem o candidato do “Grupo do Papai”, Keitton Pinheiro, divulgou que foi ameaçado de morte pelo radialista Ronaldo Tiradentes, tio do também candidato Robson Tiradentes Jr..

Ironia da ironia

Por sua vez, o grupo do candidato Zé Henrique colocou nova música sobre um clipe gravado por Keitton e Adail Filho que circula nas redes sociais. Com pandeiros, cavaquinho e samba no pé, agora eles dançam ao som de “se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão…”
É esperar que os 140 soldados da PM que irão reforçar a segurança na cidade já tenham chegado por lá.

David em Brasília

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) viaja para Brasília nesta terça-feira (9) em busca de recursos para investir nos programas habitacionais da capital. David disse ontem que vai construir mais casas para famílias carentes, a fim de evitar as invasões, tão comum em Manaus, principalmente em ano eleitoral.

Invasões comandadas

David disse que já foi em quatro “ocupações irregulares” em um ano de administração e identificou que todos os invasores tinham casas. Ele revelou ainda que era um funcionário da própria prefeitura que agenciava lotes nas invasões. O agente público foi denunciado à Corregedoria e vai responder processo. “Não vamos mais admitir ocupações irregulares em Manaus”, sentenciou o prefeito.

Mais vacinas

O Amazonas recebeu um novo lote com 32.760 novas doses de vacinas contra a Covid-19. São vacinas do tipo Pfizer/BioNtech, aquelas que têm sido mais usadas para a dose de reforço ou terceira dose. Atualmente, a terceira dose está sendo aplicada nos trabalhadores da saúde e pessoas acima de 50 anos.

Conciliação no Estado

Entram em funcionamento hoje (9) as Câmaras de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos, setores criados pelo Governo do Amazonas dentro da Procuradoria Geral do Estado (PGE), para buscar conciliações e acordos com os credores do Estado. Podem ser credores comerciais, quanto funcionários públicos e pessoas físicas. A ideia é buscar acordos vantajosos para ambos os lados do conflito. Segundo o governador Wilson Lima, existem pelo menos 15 mil processos envolvendo o Estado e que estão pendentes de decisão. Com acordos, a economia pode chegar a R$ 50 milhões, em um ano.

Happy hour com Grace

A advogada Grace Benayon, ex-presidente da OAB do Amazonas, vai reunir apoiadores, imprensa e amigos num happy hour de fim de ano, amanhã (10), no Hotel Casa dos Frades. Grace vai falar sobre a participação feminina no comando da Ordem, que aconteceu pela primeira vez na história.

Copaíba vira estrela

Pesquisadores das universidades de Marília (UEM), Unicamp e da Federal do Amazonas (Ufam) estão desenvolvendo um antibiótico à base de óleo de copaíba e nanoprata. A copaíba, também conhecida como “antibiótico da mata”, entrou na pesquisa pelas mãos do professor Valdir Florêncio da Veiga Jr..
A combinação desses dois produtos foi patenteada este ano e a produção em forma de hidrogel para uso tópico está em fase de estudos em laboratório, ou seja, ainda não passou por testes com seres humanos.

Publicações relacionadas

Novo mutirão vai vacinar pessoas de 28 anos em Manaus

Redação

Presidente do TRE, Desembargador Aristósteles Thury, é vencido pelo COVID-19

Redação

Governo estabelece ponto facultativo em 11 de outubro

Redação