Amazonas Destaques Manaus

URGENTE: Governo do Amazonas prorroga lockdown por mais sete dias

Feiras agora vão poder funcionar das 4 da manhã as 5 da tarde

Feriados do carnaval são suspensos

Aulas da rede estadual só pelo sistema remoto e pelo programa aula em casa

O governado Wilson Lima anunciou no início da tarde de hoje (29) a prorrogação do decreto que instituiu o lockdown no Amazonas até o dia 7 de fevereiro. O prazo acabava dia 31, domingo, mas diante dos números altos da Covid 19, o Governo decidiu prorrogar por mais 7 dias. Segundo o governador, o decreto terá “ajustes” para atender setores econômicos como o horário de funcionamento das feiras que passará a ser das 4h às 15h; serão liberados o funcionamento das fábricas de embalagens e medicamentos, o delivery para materiais elétricos, hidráulicos e pneumáticos das 8h às 17h e ainda o trânsito para caminhões pesados no mesmo horário.
Lima anunciou ainda dois novos decretos. O primeiro suspende o ponto facultativo no período do carnaval, ou seja, não haverá feriados. “Essa é uma medida simbólica para evitar que as pessoas se aglomerem, que planejem viagens ou adotem quaisquer iniciativas que possam gerar aglomerações”, explicou. O segundo decreto define que as aulas da rede estadual de ensino só serão liberadas de forma virtual. “As aulas vão acontecer apenas pela internet e pelo programa Aula em Casa, transmitido pela TV Encontro das Águas”, disse ele.
“São medidas que eu não gostaria de adotar, mas são necessárias para conter a pandemia”, disse o governador. Ele apontou que a combinação da ampliação da rede de atendimento na saúde, as restrições de circulação e aglomeração e a vacinação é o único caminho para superar o aumento da contaminação por Covid-19.
Haverá ainda um novo pacote de ajuda às micro e pequenas empresas, assim como aos pequenos produtores do setor primário, segundo Wilson Lima. “Hoje, o que mais importa é a vida”, sentenciou.
Ao encerrar, Wilson Lima destacou o alto risco da nova variante do coronavírus que “tem um poder muito maior de infecção” e que o momento é de continuar alerta, porque o problema de falta de oxigênio já se estendeu ao mundo todo e a única alternativa é evitar as aglomerações.

Publicações relacionadas

Processo de Impeachment de Wilson avança na Assembleia e Josué rebate fake news sobre suspeição

Redação

“Não defendo governo que é citado como organização criminosa”

Redação

David Almeida lança Portal da Transparência Covid-19 com ‘Vacinômetro’ sobre dados da imunização em Manaus

Redação

Deixe uma resposta