Sem categoria

Governador formaliza pedido de envio da Força Nacional para o Amazonas

A Força Nacional é composta por policiais de todo o país, especialistas em “pronta-resposta”

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), publicou em suas redes sociais que formalizou ao Ministério da Justiça o pedido de envio da Força Nacional para atuar no Estado enquanto durar a crise causada por narcotraficantes que atacaram diversos prédios e patrimônios públicos e privados em toda a capital e em três municípios do interior, no domingo (6).

O governador informou que o pedido tem o objetivo de “reforçar o trabalho das Forças de Segurança do Estado, que atuam no combate aos atos de vandalismo que têm acontecido nas últimas horas”.

De acordo com o site do Governo Federal, a Força Nacional de Segurança Pública é uma tropa de “pronta-resposta” sediada em Brasília (DF), no Batalhão Escola de Pronto-Emprego (Bepe), que conta com profissionais capacitados e em condições de agir imediatamente. É composta por policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e profissionais de perícia dos estados e Distrito Federal. Por questões estratégicas e de segurança não é divulgado o quantitativo do efetivo.

Inspirada no modelo da Organização das Nações Unidas (ONU) de intervenção para a paz, ou seja, o desenho organizacional das missões de paz das Nações Unidas, a Força Nacional é um programa de cooperação entre os estados-membros e a União Federal, a fim de executar, por meio de convênio, atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública, à segurança das pessoas e do patrimônio, atuando também em situações de emergência e calamidades públicas.

Publicações relacionadas

Amazonino parabeniza David Almeida pela Vitória nas urnas.

Redação

Provas do Enem são suspensas no Amazonas, após pedido de vereador

Redação

Maioria dos deputados federais do Amazonas diz “sim” à volta das coligações

Redação