Destaques Mundo

GOOGLE LANÇA TECLADO BRAILE GRATUITO INTEGRADO AO ANDROID

A Google lançou um teclado braile para o TalkBack, app leitor de tela, de modo gratuito para usuários cegos do Android 5 e mais recentes. A interface do recurso promete imitar o sistema padrão do formato, contudo, a partir de botões numéricos de 1 a 6, distribuídos nas laterais do painel do celular ou tablet.  Para ativá-lo, será preciso ir até à área de acessibilidade do aparelho móvel, disponível dentro do menu principal.

Depois, bastará seguir este caminho:  TalkBack> Configurações> Teclado Braile>Toque para configurar> Configurações e Teclado Braile do TalkBack. O funcionamento inicial do recurso pode ser testado, ao abrir um app em que é necessário digitar, como Gmail ou Google Keep (não é compatível com o Documentos ou Mensagens).

Novo teclado braile deve ser usado na horizontal em dispositivos Android.

Novo teclado braile deve ser usado na horizontal em dispositivos Android.Fonte:  Pexels 

Para orientar usuários cegos, a Google também liberou um guia digital, dentro da lista de opções do teclado em braile. A ferramenta deve ser utilizada com o smartphone ou tablet posicionado na horizontal, enquanto a comunicação é gerada através da combinação dos números. Veja alguns exemplos:

  • Letra “A” – toque o botão “1”
  • Letra “B” – toque os botões “1” e “2”
  • Letra “C” – toque os botões “1” e “4”
  • Letra “D” – toque os botões “1”, “4” e “5”.

A companhia também incrementou os comandos do novo sistema com recursos de gestos, como: excluir letra (deslizar para a esquerda); deletar palavra (deslizar os dois dedos para a esquerda); adicionar espaço (deslizar para a direita); nova linha (deslizar os dois dedos para a direita) e enviar texto (deslizar os dois dedos para cima).

A lista com todas as opções também está incorporada ao próprio teclado braile. Demais informações sobre o assunto estão podem ser conferidas na seção de ajuda do Google.

fonte:tecmundo

Publicações relacionadas

Prefeitura inicia obras no sistema de transporte com reforma do T3, na Cidade Nova

Redação

TALEBAN CRISTÃO OU TALEBAN COMUNISTA? 🤔

Redação

QUEM É A IRMÃ QUE PODE ROMPER O MACHISMO E SUCEDER KIM JONG-UN

Redação

Deixe uma resposta