Cotidiano Destaques Entretenimento

Globoplay hackeado? Globo esclarece notificação enviada aos usuários do app

Na noite deste sábado (16), usuários do Globoplay foram às redes sociais publicar imagens de uma notificação que dizia que o serviço havia sido hackeado. Pouco depois, durante a madrugada, a empresa se manifestou dizendo que a falha de segurança se limitou ao sistema da empresa parceira responsável pelo envio de push notifications.

De acordo com a Globo, nenhuma informação dos usuários, assinantes ou não, foi comprometida. A empresa diz ainda que não é necessário desinstalar o aplicativo do Globoplay e nem trocar sua senha. A orientação é para que os usuários deletem as notificações dos hackers, uma vez que elas possuem links que direcionam para o site do grupo invasor.

Globoplay hack

Notificação enviada aos usuários do app do Globoplay

“O sistema de push notifications não se conecta com os bancos de dados dos nossos usuários e nem a qualquer outro sistema. Os invasores se limitaram a enviar as mensagens para toda a base, no que se chama tecnicamente de broadcast push, sem que os destinatários tenham sido individualizados”, explicou a Globo.

A Globo diz que vai trabalhar internamente e junto dos seus parceiros para “reforçar medidas de segurança que minimizem os riscos de novos incidentes”. Outros serviços online da emissora, como o Gshow, também parecem ter sido afetados, uma vez que devem usar o mesmo sistema de notificação push.

O grupo OurMine, citado na notificação como responsável pelo hack, é conhecido por invadir redes sociais de empresas e brincar com a sua falta de segurança digital. Eles também já invadiram perfis como o de Mark Zuckerberg e do CEO do Twitter, Jack Dorsey.

fontes:
G1

Publicações relacionadas

Suspeito de assalto morre após ser baleado com dois tiros na cabeça, em Manaus

Redação

Júri popular de acusado de jogar filho de 4 meses no Rio Negro tem início em Manaus

Redação

Governo permite recontratar demitidos antes de 90 dias durante pandemia

Redação

Deixe uma resposta