Amazonas Destaques Manaus

Eventos suspensos e Ponta Negra é fechada

Manaus – No início da tarde desta sexta-feira (18), o prefeito Arthur Virgílio Neto assinou o decreto de fechamento da praia do Complexo Turístico Ponta Negra, que já inicia neste sábado (19). A medida foi tomada por conta de uma possível segunda onda de Covid-19 em Manaus.

Leia também:

Réveillon e grandes eventos em Manaus são cancelados em 2020

(Foto: Divulgação/Semcom)

Em coletiva de imprensa realizada na sede da Casa Militar Municipal no bairro Compensa, o prefeito também anunciou a edição de um novo decreto emergencial, intensificação das ações da Vigilância Sanitária municipal e posse de seis agentes indígenas de saúde no dia primeiro de outubro,que atuarão nas comunidades indígenas urbanas com sintomas da Covid-19, além da inclusão de sete novas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“Hoje estamos passando de 11 para 18 unidades básicas de Saúde. Estamos ouvindo as orientações da OMS, seguindo como bíblia porque ninguém entende mais disso do que eles. A Covid-19 é uma doença sem lógica, impiedosa e que exige antecipação para poder combatê-la.”, disse o prefeito de Manaus.

Ainda na coletiva, Arthur Neto disse que medidas preventivas contra a Covid-19 serão tomadas em relação ao transporte público, em forma de decreto e que já está conversando com seus secretários para acertar os detalhes.

O secretário municipal de saúde, Marcelo Magaldi, disse que estas medidas foram tomadas após a constatação de aumento de número de casos e suposta segunda onda do vírus em Manaus, além de reuniões com os diretores de UBS na capital.

“Fizemos uma breve reunião com diretores das unidades de saúde municipais e eles confirmaram um aumento nos atendimentos. Então já estamos tomando medidas, por isso fechamos a praia da Ponta Negra e fiscalizaremos mais rigorosamente as pessoas se estão utilizando máscara, além dos estabelecimentos, para que não voltemos para aquele período negro de abril. O inimigo é invisível e é mortal, então todos precisamos nos prevenir”, concluiu.

Durante a coletiva, o prefeito Arthur Virgílio Neto divulgou ainda os dados municipais em relação a casos suspeitos a Covid-19, conforme quantidade de atendimento do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que registrou aumento no número de atendimento.

Números crescentes

Embora ainda não seja possível falar em “segunda onda” da pandemia, a Vigilância Epidemiológica do município registrou aumento na demanda espontânea de casos suspeitos de Covid-19 nas UBS preferenciais. Houve também a confirmação de 4.158 casos novos só entre os dias 1º e 17 de setembro. O Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU 192 Manaus) também vem registrando aumento nas ocorrências.

Somente nesta quinta-feira (17), dos 155 chamados, 14 foram casos de relacionados ao novo coronavírus, o que equivale a 10% das chamadas no dia de ontem. “Eu assinei um novo decreto de fechamento da praia. É desagradável, sim, mas administrar com responsabilidade uma cidade, às vezes precisamos ser desagraveis para evitar algo tenebroso no futuro. Assim que deve ser uma gestão”, finalizou o prefeito.

UBSs preferenciais

Os horários de atendimento seguirão a rotina da UBSs de horário ampliado – de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h. Aos sábados, das 8h às 12h. A Clínica da Família Carmen Nicolau funcionará de segunda a sexta, das 7h às 19h e sábados, domingos e feriados das 8h às 18h. Nos locais, são realizados acolhimento, consultas, testagem rápida e dispensação de medicamentos. Se o quadro demandar, o paciente é encaminhado aos serviços hospitalares.

Distrito Leste
– UBS ALFREDO CAMPOS – rua André Araújo, s/nº – Zumbi 2
– UBS DR. JOSÉ AMAZONAS PALHANO – rua Antônio Matias, São José 2
– UBS MARIA LEONOR BRILHANTE – avenida Autaz Mirim, Tancredo Neves

Distrito Norte
– UBS AUGIAS GADELHA – rua A, nº 15 – Cidade Nova 1
– UBS BALBINA MESTRINHO – rua 17, nº 170 – Cidade Nova
– UBS MAJOR SÁLVIO BELOTA – rua das Samambaias, nº 786 – Santa Etelvina

Distrito Sul
– UBS JOSÉ RAYOL DOS SANTOS – avenida Constantino Nery, Chapada
– UBS MORRO DA LIBERDADE – rua São Benedito, Morro da Liberdade

Distrito Oeste
– UBS DEODATO DE MIRANDA LEÃO – avenida Presidente Dutra, Glória
– UBS LEONOR DE FREITAS – avenida Brasil, s/nº – Compensa 2
CLÍNICA DA FAMÍLIA CARMEN NICOLAU – rua Santa Tereza D’ávila, Lago Azul

Novas UBS Preferenciais seguirão o horário de 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, em dias úteis.

Zona Norte: UBS Arthur Virgílio
Zona Sul: UBS Dr. Luiz Montenegro, UBS Theomário Pinto e Theodomiro Garrido
Zona Leste: UBS Ivone Lima e UBS Gebes de Medeiros
Zona Oeste: UBS Santos Dumont

Publicações relacionadas

Quadrilha que ‘tocava o terror’ em Manaus é presa após perseguição

Redação

Neymar é suspenso por dois jogos após briga no Campeonato Francês

Redação

Amazonas tem 138 pacientes curados do coronavírus, diz FVS

Redação

Deixe uma resposta