Amazonas Destaques Manaus

“ESTRANHO NÃO?” Loja de vinhos receberá R$ 2,9 milhões para fornecer ventiladores pulmonares para Governo do AM

Em meio à pandemia do novo coronavírus e com o colapso instaurado na rede pública de Saúde, o Governo do Amazonas pagará R$ 2,9 milhões à Vineria Adega – uma loja de vinhos localizada na avenida Maceió, no Vieiralves – para o fornecimento de ventiladores pulmonares para os hospitais do Estado. O local é conhecido popularmente por abrigar o happy hour e reuniões informais de políticos, gestores e empresários da capital amazonense. (Veja o empenho no final da matéria).

O empenho foi publicado na última quarta-feira (8) – coincidentemente no dia em que a nova secretária de Saúde, Simone Papaiz, foi nomeada para o cargo -, está disponível no Portal da Transparência do Estado para consulta pública e é fruto de um processo de dispensa de licitação. Ou seja, não houve concorrência entre a Vineria Adega (FJAP E CIA LTDA com CNPJ nº 04.819.241/0001-18) e, por exemplo, empresas especializadas no fornecimento de equipamentos médicos e hospitalares.

A empresa tem como sócios Fábio José Antunes Passos e Fernanda Bianca Antunes Passos e além de ser restaurante, loja de vinhos, fornecedora de ventiladores pulmonares para o Estado, comercializa de produtos alimentícios a material de construção em geral, peças e acessórios para veículos e ate roupas. (veja o CNPJ no final de matéria)

Nada contra a loja de vinhos e suas mil e uma atividades e é evidente a necessidade de mais ventiladores pulmonares para atendimento dos pacientes na rede pública de saúde. Inclusive o Radar questionou a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e o Governo do Amazonas, nessa segunda-feira (13), a respeito da contratação e dos critérios para escolha da empresa. (ver e-mail enviado no fim da matéria) Mas, até a publicação dessa matéria, o Governo não respondeu aos questionamentos da reportagem.

Ventiladores

De acordo com o empenho (única informação disponível) publicado no Portal da Transparência do Governo, a loja de vinhos deve ser responsável por fornecer ao Estado dois tipos de respiradores das marcas “PHILIPS” e “RESMED”.

Segundo uma observação inscrita por um servidor da Susam na nota de empenho, o valor é para “aquisição de de (sic) ventiladores pulmonares pediatrico/adulto para terapia intensiva-modos avançados-Susam para atender ao plano de contingengia (sic) estadual em atendimento as ações de controle e prevenção da infecçao (sic) humana pelo sars-cov-2(covid 19)”.

Publicações relacionadas

Reforma administrativa extingue três secretarias municipais

Redação

Semana de debates amplos na Assembleia Legislativa

Redação

CIA libera documentos UFO – O Pentágono deverá informar o Congresso sobre OVNIs em breve

Redação

Deixe uma resposta