Amazonas Destaques Manaus

“ESTRANHO NÃO?” Loja de vinhos receberá R$ 2,9 milhões para fornecer ventiladores pulmonares para Governo do AM

Em meio à pandemia do novo coronavírus e com o colapso instaurado na rede pública de Saúde, o Governo do Amazonas pagará R$ 2,9 milhões à Vineria Adega – uma loja de vinhos localizada na avenida Maceió, no Vieiralves – para o fornecimento de ventiladores pulmonares para os hospitais do Estado. O local é conhecido popularmente por abrigar o happy hour e reuniões informais de políticos, gestores e empresários da capital amazonense. (Veja o empenho no final da matéria).

O empenho foi publicado na última quarta-feira (8) – coincidentemente no dia em que a nova secretária de Saúde, Simone Papaiz, foi nomeada para o cargo -, está disponível no Portal da Transparência do Estado para consulta pública e é fruto de um processo de dispensa de licitação. Ou seja, não houve concorrência entre a Vineria Adega (FJAP E CIA LTDA com CNPJ nº 04.819.241/0001-18) e, por exemplo, empresas especializadas no fornecimento de equipamentos médicos e hospitalares.

A empresa tem como sócios Fábio José Antunes Passos e Fernanda Bianca Antunes Passos e além de ser restaurante, loja de vinhos, fornecedora de ventiladores pulmonares para o Estado, comercializa de produtos alimentícios a material de construção em geral, peças e acessórios para veículos e ate roupas. (veja o CNPJ no final de matéria)

Nada contra a loja de vinhos e suas mil e uma atividades e é evidente a necessidade de mais ventiladores pulmonares para atendimento dos pacientes na rede pública de saúde. Inclusive o Radar questionou a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e o Governo do Amazonas, nessa segunda-feira (13), a respeito da contratação e dos critérios para escolha da empresa. (ver e-mail enviado no fim da matéria) Mas, até a publicação dessa matéria, o Governo não respondeu aos questionamentos da reportagem.

Ventiladores

De acordo com o empenho (única informação disponível) publicado no Portal da Transparência do Governo, a loja de vinhos deve ser responsável por fornecer ao Estado dois tipos de respiradores das marcas “PHILIPS” e “RESMED”.

Segundo uma observação inscrita por um servidor da Susam na nota de empenho, o valor é para “aquisição de de (sic) ventiladores pulmonares pediatrico/adulto para terapia intensiva-modos avançados-Susam para atender ao plano de contingengia (sic) estadual em atendimento as ações de controle e prevenção da infecçao (sic) humana pelo sars-cov-2(covid 19)”.

COMPARTILHE

Publicações relacionadas

O “plano macabro” embaixador chinês marca reunião com os governadores que querem derrubar Bolsonaro

admin

Homem de 65 anos, portador de mal de Parkinson é a sexta vítima do coronavírus no Amazonas

admin

Projeto proíbe contratação de serviços ou venda de produtos de pessoas que tenham grau de parentesco com secretários de estado

admin

Deixe um comentário