Amazonas Destaques Manaus

Encontro entre senador Eduardo Braga e prefeito David Almeida gera especulações para 2022

Prefeito David Almeida define prioridade da sua administração para o mês de junho

Vacinado, Amazonino já ensaia a volta a Manaus para começar articulações

Aulas da rede pública da capital começam hoje, mas sob protestos dos trabalhadores da Educação

Aleam sedia fórum para debater o descarte de resíduos sólidos nos igarapés

Manaus FC abre o Brasileirão 2021 com vitória de 2×0

Braga e David geram especulações

O encontro neste domingo (30) entre o senador Eduardo Braga (MDB) e o prefeito David Almeida (Avante) gerou muita especulação política. Eduardo Braga é candidatíssimo ao Governo do Amazonas e vem buscando ampliar o arco de alianças. Está muito próximo do ex-governador Amazonino Mendes e agora se colocou à disposição de David para conseguir recursos para obras em Manaus, ampliando assim seu arco político. Haverá um segundo encontro quando David Almeida entregará ao senador uma série de projetos que necessitam de investimentos federais com recursos de emendas parlamentares. David praticamente já descartou disputar o Governo em 2022, priorizando assim ficar no cargo para disputar a reeleição em 2024. A grande dúvida é se David lançará candidato à sucessão de Wilson Lima, se apoiará a reeleição de Wilson Lima, de quem também está próximo, ou se lançará o vice-prefeito Marcos Rotta.
Depois do encontro, David Almeida se apressou em divulgar nota oficial dizendo ter sido uma reunião puramente institucional.

Humberto Michiles bem na foto

No encontro com Eduardo Braga, chamou atenção a presença do ex-deputado federal Humberto Michiles, considerado um grande articulador político com forte relação com lideranças do interior e que circula com facilidade entre os chamados caciques políticos.

Amazonino vem aí

Já vacinado com as duas doses da vacina contra a Covid-19, o ex-governador Amazonino Mendes estará de volta a Manaus agora na segunda quinzena de junho também para ampliar os contatos políticos.

Prefeito define prioridade

O prefeito David Almeida (Avante) disse ao ÚNICO nesta segunda-feira (31) que a prioridade da administração municipal para junho é a finalização do plano de verão, com geração de emprego e renda de Manaus. David disse que a intenção é fazer o lançamento do plano no dia 17 de junho. “Estou focado nisso”, explicou.

Aulas sob polêmica

As aulas na rede de ensino público de Manaus começam hoje sob protestos de duas entidades representativas dos professores. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteam) e a Associação dos Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom Sindical) organizaram mobilizações para chamar atenção para os baixos índices de vacinação dos trabalhadores da Educação. O Sinteam organizou uma carreata do Sambódromo à Sede do Governo do Estado, na Compensa, e a Asprom vai fazer carreata com ato público em frente ao Tribunal de Justiça do Amazonas, no Aleixo. Ambos pleiteiam a volta das aulas presenciais somente após 15 dias da segunda dose contra a Covid-19.

Portuários e aeroportuários

Começa hoje a vacinação dos trabalhadores dos portos fluviais de Manaus. A prefeitura organizou esquema especial, levando a vacina até o local de trabalho da categoria. Vai haver, então, um posto de vacinação no Porto de Manaus e outros dois nos terminais Chibatão e Superterminais, na Colônia Oliveira Machado.

Na sexta-feira passada foi iniciada a vacinação dos trabalhadores das empresas aeroportuárias, com posto também no Aeroporto Eduardo Gomes.

Vale lembrar que o posto de vacinação da Semsa, estabelecido na Unip não vai funcionar nesta segunda e na terça também, em função do vestibular da UEA.

CPI ouve especialistas

Os depoimentos programados para esta semana na CPI da Pandemia são de especialistas, médicos, representantes de laboratórios e cientistas. Mas o que vai agitar os bastidores são os que não querem depor. Os governadores convocados adotaram duas frentes de resistência à convocação. A primeira é o resultado da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) que tramita no Supremo Tribunal Federal. A outra é a tentativa de transformar a convocação em convite para comparecer, o que não torna obrigatório aceite. Os governadores escreveram uma carta para Omar, sugerindo a mudança.

Aliado, não!

Omar inclusive se irritou quando foi perguntado por uma repórter da GloboNews se era aliado do governador Wilson Lima (PSC) e que iria poupá-lo do depoimento à CPI.

Curso de Jornalismo

O Curso de Jornalismo da Ufa promove a partir de quarta-feira (2) o Ciclo de Lives “Jornalismo em Movimento”. O evento vai começar às 19 horas pelo canal no YouTube (Canal Thiago Prada). Inscrições gratuitas pelo link HTTPS://doity.com.br/ciclo-de-lives-jornalismo-em-movimento-ufam/inscrição. A pesquisadora Raquel Recuero, da Universidade Federal de Pelotas e a jornalista Elaíze Farias (Portal Amazônia Real) são as convidadas da primeira live. O ciclo vai acontecer bimensalmente.

Início positivo

O Manaus FC começou o Campeonato Brasileiro da Série C com o pé direito. Venceu o Santa Cruz por 2 a 0 na Arena da Amazônia. Os dois gols foram de Vanilson. O próximo jogo do Manaus é contra o Volta Redonda, no domingo, no Rio de Janeiro

Lixo na Aleam

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sedia nesta segunda-feira (31) o 1º Fórum Amazonas Lixo Zero, uma iniciativa do deputado Fausto Jr. que tem uma pauta ampla, abordando temas como o problema do lixo nos igarapés de Manaus e no interior, o destinos dos resíduos de esgotos domésticos e industriais e ainda os chamados “lixões e os aterros sanitários no interior. Foram convidados especialistas e autoridades no assunto.

Publicações relacionadas

MPF recomenda ações para prevenir e combater surto de malária entre indígenas yanomami, no AM

Redação

Governo Wilson Lima acumula mais de R$ 4 bilhões em caixa durante a pandemia, diz Serafim

Redação

Assembleia vai dar a partida no processo de impeachment de Witzel

Redação

Deixe uma resposta