Amazonas Destaques Manaus

Enchentes preocupam ribeirinhos no interior do estado do amazonas.

Em alguns pontos da cidade de Itacoatiara, as aguas dão um alerta de enchente grande este ano, e segundo a defesa civil, todo o trabalho de conscientização já estão sendo feitos com objetivode ajudar a população daquele município.

O município de Itacoatiara fica a 276 quilômetros de Manaus pela am-0 10, e tem aproximadamente segundo o IBGE, 101.337 habitantes, a sua atividade econômica gira em torno da agricultura, pesca e pecuária.

Com a subida das aguas do Rio Amazonas, os criadores de gado temem pela perda de animas em função da falta de campo para pastagens devido a enchente que avança cobrindo toda terra firme e várzea. 

Seu Amauri costa Cardoso de 56 anos trabalha com gato de corte no Rio Arary, segundo ele a perda com animas e muito acentuada por conta da falta de espaço para o rebanho, a famosa maromba não comporta muitos animas e com o aparecimento de jacarés e cobras, o prejuízo fica ainda maior, e o que ele conta na reportagem do agora Itacoatiara.

O centro comercial do bairro do Jauary também esta debaixo d’água e a população teve que se adaptarandando por passarelas de madeira, segundo a defesa civil do município foram cerca de cinco quilômetros só de passarelas de madeiras em todos os pontos alagados, na foto é visível a Moreira Cesar no antigo bairro da colônia, toda sua extensão foi cobertas pelas aguas do Rio Amazonas.

A régua pluviométrica do porto da cidade de Itacoatiara marcou nesta segunda feira dia 11 de maio, 14 metros e noventa e quatro centímetros ( 14,94.0), para a defesa civil do município as aguas estão subindo 4 centímetros por dia, se essa cotação permanecer daqui até o dia 15, ela poderá ultrapassar a 2014 que foi de 15 metros e cinco centímetros , lembrando que a cota de 2014, chegou a este nível no dia 4 de junho, e hoje ainda são 11 de maio, isso segundo a defesa civil traz uma certa preocupação porque ainda tem mais um mês pela frente.      

Publicações relacionadas

Árvore de Natal é inaugurada na bola do Produtor

Redação

Como cidadão gostaria de dar minha opinião quanto a votação que acontece amanhã, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, sobre a Lei do Gás, que visa a quebra de monopólio e a abertura do mercado para novos investimentos.

Redação

Unidades prisionais receberão mais R$ 107 milhões para combate à pandemia

Redação