Amazonas Destaques

Em um dia de chuva, Rio Negro sobe 5 centímetros em Manaus

A grande quantidade de chuva ocorrida no Amazonas e em outras regiões é determinante para a subida nos níveis dos rios Negro e Solimões, conforme informou o Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Até ontem, em Manaus, a cota do Rio Negro subiu 5 centímetros, atingindo 24,51 metros, enquanto no dia anterior, contabilizou 24m46.

Para o órgão, os níveis observados são considerados altos para a atual época do ano. “Nesse princípio do ano de 2020, as cotas observadas tanto para o Solimões quanto para o Negro em Manaus estiveram acima do esperado para o período, devido a uma grande quantidade de chuvas que ocorreu sobre toda a Amazônia Ocidental durante dezembro e princípio de janeiro”, explica a pesquisadora em Geociências do CPRM, Luna Gripp Simões.

Segundo ela, ainda não é possível prever se haverá grandes cheias para o ano. Ela esclareceu que a 1ª previsão será emitida pelo órgão em 31 de março, no 1º Alerta de Cheias.
“Mesmo com os níveis altos para o atual período do ano, ainda é cedo para se fazer afirmações quanto à cheia desse ano. Sabe-se que na região as cotas máximas anuais ocorrem entre junho e julho, portanto é preciso continuar acompanhando as variações de níveis e as chuvas que vão ocorrer daqui pra frente”, destacou.

Luna Gripp explicou também que apesar de ser banhada pelo rio Negro, o nível do rio em Manaus é altamente dependente do nível do rio Solimões, e consequentemente do Amazonas. Ou seja, quando o nível do Solimões está baixo, o rio Negro escoa mais rápido, baixando o nível também na capital, e assim acontece quando o nível aumenta. “Isso acontece pois Manaus está localizada muito próxima à confluência dos dois rios (Negro e Solimões, formando o Amazonas). Assim, quando o nível do rio Solimões está alto, as águas do rio Negro escoam com menor velocidade, o que faz aumentar o nível do rio em Manaus”, complementou.

Conforme os dados da estação automática do Inmet, a previsão para Manaus nos próximos três dias é de céu nublado a parcialmente nublado com chuva.

FONTE: acritica

Publicações relacionadas

Covid-19: número de mortes chega a 4; há 428 casos confirmados no país

Redação

HOSPITAL PARTICULAR DO AMAZONAS COMEMORA 10 CURADOS DO VÍRUS CHINÊS E OITO DIAS SEM INTUBAR

Redação

Suframa apoia a aprovação da Lei do Gás

Redação

Deixe uma resposta