Manaus Amazonas Destaques

Em meio ao ‘verão amazônico’, Manaus tem queda na temperatura

A cidade de Manaus registrou queda na temperatura na manhã deste sábado (22). Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a mínima chegou a 22,5ºC nas primeiras horas do dia. A temperatura mais amena ocorre em meio ao verão amazônico, quando a capital começou a vivenciar, desde de julho, a redução na quantidade de chuvas com a chegada no verão amazônico. Na sexta (21), a temperatura chegou a 37ºC.

O meteorologista do Sipam, Renato Senna, explicou que em razão do inverno do hemisfério sul é comum que o fenômeno de ocorrência de massa polar se desloque da Antártida em direção ao continente sul-americano. De acordo com ele, a massa de ar chegou a Sul do Brasil e, também, se deslocou para a Região Norte, causando queda na temperatura.

No Amazonas, a mudança foi sentida com mais intensidade no Sul do estado. “Tivemos temperaturas reduzidas na região de Lábrea e Manicoré, com queda acentuada na tarde de ontem. Hoje de manhã, o que a gente teve [Em Manaus] foi um reflexo dessa condição. Como a região Sul está um pouco mais fria, sob domínio dessa massa de ar, a gente tem um aumento da nebulosidade e essa condição que estamos tendo hoje. Durante o dia, a gente vai ter temperatura máxima mais baixa”, disse.

Manaus amanhece com temperatura mais baixa

–:–/–:–

Manaus amanhece com temperatura mais baixa

Senna comentou, no entanto, que o período mais ameno não deve durar muito. Para os próximos dias, já são esperadas altas temperaturas em Manaus, segundo ele.

“A partir de amanhã deve aumentar os períodos de insolação e elevação da temperatura máxima diária. Muito provavelmente na segunda-feira a gente vai estar sem resquício dessa condição”, disse.

Frio agrada manauaras

A cientista social Natasha Mille disse que criou expectativas sobre o frio, principalmente porque nos últimos dias estava “quente demais e abafado”, segundo ela.

“Apesar de morarmos em uma região que não têm muitos dias nublados durante o verão, a expectativa foi alta de baixar um pouco mais a temperatura e amenizar mais esse calor. Está sendo maravilhoso sentir essa ventania. Poderia vir mais frentes frias para a região manauara”, contou.

Cidade de Manaus registou temperatura mais amena na manhã deste sábado — Foto: Rede Amazônica

Cidade de Manaus registou temperatura mais amena na manhã deste sábado — Foto: Rede Amazônica

Para a comerciante Leda D’Ângelo, de nacionalidade venezuelana, o frio trouxe lembranças de seu país de origem. “O frio aqui está meio estranho, mas a minha família está lembrando da Venezuela, na nossa cidade natal que é a capital, Caracas”, disse.

Já a mestranda em Sociedade e Cultura, Rozana Santos, espera que a sensação de frio dure um pouco mais em Manaus. “Quando eu vi nos noticiários que iria ter uma frente fria fiquei feliz e esperei ansiosamente. Desde ontem à noite está um friozinho bom e estou gostando muito, tomara que essa friamente dure alguns dias para nós amazonenses”, comentou.

Humaitá sente efeitos de frente fria no Sul do AM

–:–/–:–

Humaitá sente efeitos de frente fria no Sul do AM

Frente fria

Uma frente fria anunciada para este fim de semana chega a quase todas as regiões do Brasil com chuvas e queda de temperatura nas áreas sul e sudoeste do Amazonas. Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), municípios dessas áreas podem ter temperaturas mínimas abaixo de 20ºC até domingo (23).

Apesar da frente fria abranger os setores sul-sudoeste e também oeste e centro-oeste do Amazonas, conforme o Sipam, a previsão era que a massa não chegasse a avançar sobre a capital Manaus.

A expectativa de chegada do frio à capital do Amazonas repercutiu nas redes sociais. Em um meme, o Teatro Amazonas, um dos principais pontos turísticos de Manaus, aparece em uma montagem debaixo de neve. Outros vídeos retratam o sofrimento dos manauaras que aguardavam a chegada do frio durante o calor.

Teatro Amazonas, principal ponto turístico de Manaus, virou alvo de memes nas redes sociais — Foto: Reprodução

Teatro Amazonas, principal ponto turístico de Manaus, virou alvo de memes nas redes sociais — Foto: Reprodução

Verão Amazônico

Atualmente, a cidade de Manaus vive o verão amazônico, quando ocorre redução na quantidade de chuvas e da nebulosidade na região. A estação seca vai de junho a outubro.

Meteorologistas do Sistema de Proteção da Amazônia afirmam que este ano o verão amazônico será o mais quente desde 2010, quando houve a maior seca deste século.

Segundo médico, beber água é essencial, principalmente no forte calor — Foto: Suelen Gonçalves

Segundo médico, beber água é essencial, principalmente no forte calor — Foto: Suelen Gonçalves

A sensação de calor, segundo meteorologistas e geopesquisadores, acontece por conta da redução da nebulosidade e da baixa umidade do ar, em decorrência da diminuição das chuvas. Esses fatores climáticos são os responsáveis pela subida na temperatura, conforme especialista.

Apesar de ser um fenômeno da natureza, o verão amazônico também recebe influências da ação do homem. O meteorologista Renato Senna explicou ao G1 que o aumento da temperatura pode ser mais intenso, dependendo de algumas condições.

“O homem altera o ambiente substituindo áreas anteriormente cobertas por vegetação com asfalto, concreto e vidro, elementos que intensificam as condições de elevação da temperatura e redução da umidade, criando as conhecidas “ilhas de calor” nos grandes centros urbanos”, disse.

Publicações relacionadas

NOTÍCIA URGENTE! ASSALTANTE É PRESO E CONFESSA QUE FOI O AUTOR DA FACADA QUE MATOU CABO DA POLÍCIA MILITAR NA ZONA LESTE DE MANAUS.

Redação

Resultado final do concurso público para o TJAM deve ser divulgado no dia 5 de março

Redação

Prefeito Arthur Virgílio Neto destaca equilíbrio na atuação do TCE-AM durante posse do novo presidente

Redação

Deixe uma resposta