Sem categoria

Em Manaus, Arthur Virgílio e João Doria pregam união do PSDB em torno da decisão das prévias e da defesa da Amazônia

ELEIÇÕES 2022

Fotos – https://flic.kr/s/aHsmWChYoi (Karla Vieira / Assessoria AVN)

Dois candidatos às prévias presidenciais do PSDB, o governador de São Paulo, João Doria, e o presidente do PSDB-AM, o ex-senador e ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto, se encontraram no início da tarde deste sábado (11.9) para um exercício de democracia partidária. Ambos convergiram que o atual momento é importante para o fortalecimento do Partido da Social Democracia Brasileira, que deve sair unido em torno do nome que for consagrado em novembro.

“Nós estamos nessas prévias para unir o partido, fortalecê-lo para dar o grande salto. Aquele que for o vencedor das prévias terá que ter o apoio de todos”, disse Arthur Virgílio durante o encontro, transmitido ao vivo pelas suas redes sociais, e que contou com a presença de integrantes do partido, políticos, gestores e a imprensa.

Virgílio afirmou que o momento atual é propício para fazer o PSDB “voltar aos tempos de grandeza”. Dirigindo-se a João Doria, disse que o governador “é um homem de muito diálogo”. E destacou a atuação do tucano à frente do Governo de São Paulo. “O Brasil também cresce economicamente graças às políticas que Doria adota (em São Paulo), com a ajuda de um mago chamado Henrique Meirelles. João Doria faz um belo governo”, disse o ex-senador.

O dirigente do PSDB-AM também mencionou que o governador “tem enorme projeção nacional”. “É uma pessoa que reúne qualidades pessoais e políticas. É amigo, companheiro, meu irmão”, declarou Arthur Virgílio, lembrando que ambos têm em comum o fato de que seus pais foram cassados e exilados.

Na ocasião, Doria comentou que não veio a Manaus para fazer campanha, mas para homenagear Arthur Virgílio. “Não vim fazer campanha, vim homenagear o meu amigo Arthur Virgílio, um dos maiores tribunos que já tivemos, um homem público exemplar, honesto, dedicado, vinculado a sua terra e aos valores amazônicos, um patriota”, elogiou Dória.

Em referência ao partido e ao atual cenário político, social e econômico do Brasil, Doria destacou ainda que o presidente do PSDB, Bruno Araújo, honrou as cores do partido por defender sua posição e fazê-la vitoriosa. “O PSDB tomou uma decisão insofismável, é oposição ao presidente da República, Jair Bolsonaro”, afirmou o governador de São Paulo. “O partido, agora, realiza as prévias e tem quatro nomes para sua escolha, que beleza de democracia, estamos juntos fazendo democracia”, completou.

Amazônia e Zona Franca

Arthur Virgílio explicou que convidou Doria para que também pudesse conversar sobre a importância de manter a Zona Franca de Manaus viva, pujante, vigorosa, com todas as reformas estruturais necessárias, desde as logísticas e de transporte, assim como as de comunicação e de investimento em capital intelectual, mão de obra de qualidade e salários de qualidade, como também da diversificação de suas linhas de produção para fazer frente à obsolescência de muitos produtos fabricados aqui, diante da evolução tecnológica.

Em seu pronunciamento, o governador de SP assumiu vários compromissos com a Amazônia para proteção do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, além da proteção dos direitos indígenas e do fortalecimento da Zona Franca de Manaus, pautas que estão inseridas na trajetória de Arthur Virgílio Neto. Entre eles estão cumprir todos os acordos internacionais para o meio ambiente, criar um programa de compensação socioambiental, investir em ciência e tecnologia, manter e reforçar a ZFM bem como chamar empresários para participar do esforço pela preservação do meio ambiente, incluir a educação ambiental na grade escolar e a defesa do direito às terras indígenas.

“Fizemos aqui dois fóruns mundiais de Meio Ambiente, ainda quando estava na iniciativa privada, para debater a questão ambiental. Muito diferente da realidade de hoje, um presente triste, com o Meio Ambiente abandonado”, criticou Doria. “O Brasil deveria defender o meio ambiente, criar responsabilidade ambiental, criar critérios para manter a floresta em pé”, defendeu.

Virgílio e Doria também abordaram sobre a necessidade de se implementar um Plano de Economia Sustentável para a Amazônia, com investimentos fortes em ciência e tecnologia e com aliança ao conhecimento tradicional dos povos da floresta em busca de um projeto capaz de, aliados aos outros projetos de desenvolvimento econômico nas demais regiões, fazer do Brasil uma verdadeira potência econômica e, consequentemente, gerar riquezas e qualidade de vida para a população da Amazônia e de todo o Brasil.

“É uma coisa bem simples, sem a floresta não há rios. Sem a floresta, os rios voadores, que banham praticamente todos os estados brasileiros e outros países da América Latina, também desaparecem. As riquezas da biodiversidade, tudo isso perece”, lembrou Arthur.

Encontro

A visita do governador João Doria à capital amazonense, a convite de Arthur Virgílio, integrou a 10ª edição do “Encontros do PSDB pelo Brasil”, mobilização que reúne a militância e lideranças tucanas em torno das prévias. Os dois conversaram com a imprensa em coletiva no Da Vinci Hotel & Conventions, localizado no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da cidade.

Antes de vir ao Amazonas, o governador de São Paulo passou por Belém, no Pará, onde também teve agenda pelas prévias. Seu retorno a São Paulo está previsto para o final da tarde de sábado. Em campanha pelas prévias até novembro, João Doria seguirá viajando o Brasil aos finais de semana para apresentar a filiados e apoiadores, suas propostas para o Brasil, bem como falar do seu jeito de governar e de sua experiência no Executivo Estadual e Municipal.

Também participaram do encontro o vice-governador Carlos Almeida, a presidente do PSDB Mulher-AM, Conceição Sampaio, e a presidente de honra do PSDB Mulher-AM, Elisabeth Valeiko Ribeiro, e os secretários do Estado de São Paulo Antônio José Imbassahy, Chefe do Escritório do Governo de São Paulo em Brasília), Julio Serson (Relações Internacionais) e Rossieli Soares (Educação).


Assessoria PSDB-AM
Jacira Oliveira – (92) 98416-0029
Institucional – (92) 98226-0744
[email protected]

Assessoria João Doria
Bruna Fasano (coordenadora) – (11) 98536-2086
Cecília Ramos (assessora) – (11) 99137-0753

Publicações relacionadas

OS quer atrapalhar investigações da CPI da Saúde, diz deputado

Redação

Sociedade cobra ação contra aumentos no preço da gasolina em Manaus

Redação

Ver a alegria pela realização do sonho da casa própria é algo inexplicável e imensurável”, diz Arthur Neto sobre a entrega de novas moradias em Manaus

Redação

Deixe uma resposta