Amazonas Destaques Manaus

Em Manaus, 27 bairros têm casos de coronavírus; Adrianópolis concentra maior número

Dos primeiros sintomas de casos suspeitos do novo coronavírus até a manhã desta sexta-feira (27), 80 casos de Covid-19 foram confirmados no Amazonas. Esses dados foram contabilizados no primeiro Boletim Epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) sobre o coronavírus. O levantamento detalha o “perfil” dos casos espalhados pelo o estado.

Em Manaus, foram confirmados casos de Covid-19 em 27 bairros. Os casos registrados encontram-se distribuídos, principalmente, nas Zonas Oeste e Centro-Sul. O bairro de Adrianópolis, com 10 casos, apresenta o maior número de notificações, seguido dos bairros, Ponta Negra, Parque 10 de Novembro e São Jorge.

Mapa detalha incidência de casos de coronavírus em bairros de Manaus — Foto: Reprodução/FVS-AM
Mapa detalha incidência de casos de coronavírus em bairros de Manaus — Foto: Reprodução/FVS-AM

Mapa detalha incidência de casos de coronavírus em bairros de Manaus — Foto: Reprodução/FVS-AM

Além de Manaus, há registro de casos em Parintins, Manacapuru, Santo Antônio do Içá e Boca do Acre. Os números contabilizados no boletim não são os mais atualizados. No dia da publicação, eram 80 casos estudados. Um dia depois, no sábado (28), o Amazonas tem 111 casos confirmados do novo vírus.Casos de coronavírus no Amazonas1º caso foi confirmado no dia 13 de março
● caso confirmados: 47

Faixa etária

De acordo com o estudo publicado pela FVS, dos 80 casos confirmados – até então – a divisão por faixa etária de pacientes destacou maior ocorrência em adultos. Dentro do grupo, a taxa em adultos jovens, com idade entre 20 a 39 anos, foi de 43,8%. Destes, 43,8% (35/80) dos casos ocorreram respectivamente em adultos jovens (faixa etária de 20 a 39 anos) e na faixa etária de 40 a 59 anos.

A taxa de ocorrência em idosos é de 7,5%, com seis casos de pacientes com idade acima de 60 anos, faixa etária com maior risco de agravamento pelo Covid-19.

Sintomas

Com relação à presença de sinais e sintomas, dos 80 casos confirmados de COVID-19, 91,3% (73/80) apresentaram sintomatologia clínica, sendo os mais frequentes: tosse (61,6%), febre (60,3%), dor de garganta (28,8%) e desconforto respiratório (23,3%).

Dos 80 casos confirmados, 8,7% dos pacientes encontram-se internados, 90% encontram-se em isolamento social e 1,2% evoluiu ao óbito.

Foi observado que 16,3% possuíam pelo menos um fator de risco, com destaque para 46,2% em idosos (adultos acima de 60 anos), 38,5% em hipertensos, e 23,1% para diabetes mellitus.

Publicações relacionadas

Josué é homenageado por contribuições à Justiça do Amazonas

Redação

Wilson Lima apresenta ações contra o desmatamento ilegal e defende investimentos em projetos sustentáveis, em reunião com Salles

Redação

Tensão política cresce e isola governador Wilson Lima

Redação

Deixe uma resposta