Amazonas Destaques Manaus

Em francês, presidente do TCE-AM dará palestra à universidade Clermont Auvergne

Professor-mestre de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (FD/Ufam), o presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro, dará palestra, em língua francesa, sobre o Panorama do Direito Administrativo Brasileiro, a alunos de mestrado da universidade francesa Clermont Auvergne. O evento acontecerá de forma virtual nesta quinta-feira (24), às 11h de Manaus, 16h da cidade Clermont-Ferrand, na França.

Segundo Érico Desterro, a sua palestra irá focar no na administração pública brasileira. “Ter recebido esse convite para palestrar a uma universidade francesa é, sem dúvidas, uma grande honra e, por que não, um reconhecimento. O objetivo da minha apresentação será traçar um panorama geral de como funciona o Direito Administrativo, principalmente na administração pública do Brasil”, destacou o conselheiro-presidente.

O convite para a apresentação do conselheiro-presidente Érico Desterro partiu do corpo docente da École de Droit (Faculdade de Direito) da Université Clermont-Auvergne, localizada na vila francesa de Gergovia, ao sul de Clermont-Ferrand. A videoconferência será ministrada para uma turma de mestrandos da faculdade, e faz parte da conferência ‘Mestrado aprofundado em Direito Público’.

Ainda conforme o conselheiro-presidente Érico Desterro, o interesse da École de Droit no funcionamento no tema do Direito Administrativo brasileiro está em conformidade com a atuação cosmopolita da Universidade de Clermont-Auvergne.

“Essa é uma Universidade que oferece aos seus alunos múltiplas oportunidades de estudo no exterior, também recebe muitos estudantes estrangeiros, mas também professores convidados e organiza cursos de verão, colóquios internacionais e conferências de doutorado. Portanto, não é surpresa um tema com foco brasileiro ser de interesse de uma Faculdade que incentiva os diferentes aspectos do Direito Administrativo em várias partes do globo”, comentou.

A universidade

Fundada em 2017, a Université Clermont-Auvergne surgiu a partir da fusão de duas outras universidades, a Université d’Auvergne Clermont Ferrand I, que possuía os cursos de Direito, Economia e Medicina, e a Clermont Ferrand II – Université Blaise Pascal, que por sua vez integrava os cursos de Letras, Ciências e um Instituto Universitário de Tecnologia. As universidades originárias da atual são, por sua vez, resultado da antiga Université de Clermont Ferrand, que existiu de 1808 a 1815 e de 1896 a 1976.

Especializada em Direito e Ciência Política, a École de Droit (Faculdade de Direito) foi criada em 2021, após reorganização da antiga Universidade de Auvergne, e a partir da fusão entre a Faculdade de Direito e de Ciência Política do Instituto de Preparação à Administração Geral da Universidade de Auvergne.

A Faculdade de Direito possui uma extensa rede de intercâmbios graças aos seus 37 acordos de cooperação com universidades localizadas em quatro continentes, sendo uma das mais conceituadas da região e referência para intercâmbio de alunos e professores.

Publicações relacionadas

Prefeitura estuda decretar estado de emergência por conta da cheia dos rios

Redação

TSMC DEIXA DE FABRICAR CHIPS PARA HUAWEI POR PRESSÃO DOS EUA

Redação

Neto Castro 70.000

Redação

Deixe um comentário