Governador ainda não decidiu qual o prazo para saída das secretárias
Comunicação da Prefeitura de Manaus tem novo comando
Polícia Federal descobre R$ 420 milhões em conta de empresário pai do governador do Acre
Decreto dos incentivos fiscais pode ter sido publicado errado e terá que ser revisto
Pagamento de IPVA com desconto, só até dia 31 de janeiro
Polícia Civil esclarece dúvidas e abre inscrições para concurso
Hoje tem feira do produtor com vendas diretas ao consumidor
Saúde em Tapauá está em situação de calamidade
Prefeito de Borba diz que vai pagar o Fundeb, finalmente
Especialista prevê “explosão” de casos de Covid-19 pela variante Ômicron
Por Cláudio Barboza e Solange Elias, com as editoras do Único
Dose dupla
Além da secretária Alessandra Campêlo, de Assistência Social, que irá buscar a reeleição de deputada estadual, outra secretária do governo Wilson Lima, a advogada Neila Maria Dantas Azrak, titular da Secretaria de Trabalho, vai disputar vaga na Assembleia Legislativa.
Especialista em inteligência policial
A secretária Neila Maria é de Nova Olinda do Norte, graduada em Direito, especialista em direito eleitoral, cível, administrativo e criminal. Possui especialização em segurança pública e inteligência policial. Seu nome é dado como certo nas eleições de 2022, na disputa de uma cadeira no Poder Legislativo estadual.
Wilson Lima vai definir prazo
Pelo calendário eleitoral, o prazo para desincompatibilização de secretários e outros servidores públicos que queiram concorrer a cargos eletivos é até o dia 2 de abril. Mas o governador Wilson Lima ainda não definiu se vai antecipar esse prazo.
Mudança na Comunicação municipal
O jornalista Israel Conte assumiu o comando da Comunicação da Prefeitura de Manaus, numa decisão do prefeito David Almeida. Israel, na prática, era quem já fazia a interlocução institucional da prefeitura com a mídia. Jack Serafim é o subsecretário. O ex-secretário
Emerson Quaresma assume a tarefa de cuidar da comunicação das autarquias como Implurb, ManausTrans, ManausPrev e da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman).
Coaf aperta Eládio Cameli
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apontou à Polícia Federal que, entre janeiro e agosto de 2019 o empresário Eládio Cameli, que mora no luxuosíssimo Jardim das Américas, na Ponta Negra, em Manaus e tem contratos com o Governo do Amazonas, pela construtora Etam, recebeu R$ 420 milhões em depósitos, nos primeiros nove meses de mandato de seu filho, Gladson Cameli, que é o atual governador do Acre.
Gladson e Eládio Cameli são investigados pela Polícia Federal na Operação Ptolomeu em um possível esquema de desvios em contratações na Saúde e Infraestrutura.
A confusão dos xaropes
O esclarecimento do deputado federal Marcelo Ramos (sem partido-AM) descartando que o novo decreto de Bolsonaro reduza os incentivos do setor de xaropes de refrigerantes (concentrados), não esconde que houve uma confusão inicial no entendimento do texto e que a suspeita, segundo o “Estadão” é que houve “barbeiragem na edição do decreto” e que devido a essa situação, ele pode ser revisto. Melhor ficar de olho.
Concurso da Polícia Civil
Cumpridos os esclarecimentos que foram pedidos pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), o concurso da Polícia Civil voltou a valer. As inscrições estão abertas para 300 vagas disponíveis para provimento de cargos de escrivão, investigador e perito criminal.
Feira do produtor
Reabrem nesta terça-feira (4) as feiras dos produtores regionais, que comercializam diretamente ao consumidor. As primeiras serão as do Sumaúma Park Shopping, na zona norte, e do Manaus Plaza Shopping, na zona centro-sul, a partir das 14h. As demais retomam, consecutivamente, de acordo com seu calendário de realização.
IPVA com desconto
Está aberto até o dia 31 de janeiro, o prazo para que o pagamento do IPVA dos veículos com placa 1 tenham desconto de 10%, se for em cota única, ou de 5%, caso seja parcelado e o primeiro boleto seja quitado na mesma data. O mesmo vale para os demais veículos com placas terminadas em 2, 3 e assim por diante.
Tapauá em situação difícil
O vice-prefeito de Tapauá, Gerbson Tanaka Soares, pediu ao Ministério Pùblico que tome providências a respeito da situação caótica na saúde do município que, segundo ele, enfrenta uma epidemia de dengue, surto de tuberculose, pandemia de Covid-19, sem contar com a malária, que é endêmica no município.
Tanaka, como é conhecido, foi eleito com Gamaliel Andrade de Almeida (PSC), mas brigaram depois de eleitos, o prefeito o isolou política e administrativamente e ele não pode fazer nada pela cidade.
Borba vai pagar Fundeb
Depois de muito relutar, o prefeito e dublê de lutador de MMA, Simão Peixoto (PSC) vai pagar o abono do Fundeb aos professores de Borba. Ele divulgou ontem nas redes sociais um vídeo convocando todos os professores para uma prestação de contas sobre o que foi feito com o dinheiro do Fundo, no próximo dia 11. Peixoto disse que vai pagar o rateio no mesmo dia, mas não disse quanto será.
Ômicrom vai piorar
O infectologista Alberto Chebabo, vice-diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), deu entrevista em rede nacional afirmando que já existe um aumento de casos de Covid-19 e influenza no Brasil decorrente das confraternizações de fim de ano e do Natal, causado pela variante Ômicron e que isso irá piorar nas próximas semanas. Ele diz que haverá “uma explosão” de casos nas próximas semanas.
Como previu o secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, quem viajou para passar as festas de fim de ano, vai trazer a variante para o Estado, inevitavelmente.
Novos casos de Covid
Atualizando seu boletim, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP) informou ontem que o Amazonas registrou 433.970 casos confirmados de Covid-19 até esta segunda-feira, sendo 206.434 em Manaus (47,57%) e 227.536 no interior (52,43%).
Manaus teve 23 novos casos confirmados e no interior, os 11 municípios que têm casos novos registrados são: Urucurituba (30), Alvarães (9), Tabatinga (8), Parintins (5), Manacapuru (4), Careiro (3), Barreirinha (2), Anamã (1), Beruri (1), Codajás (1) e Presidente Figueiredo (1).