Amazonas Destaques Manaus

Dr. Alessandro Samartin é empossado como presidente da Associação dos membros do MP-AM

A Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP) empossou, nesta quinta-feira (15), o promotor de Justiça Dr. Alessandro Samartin de Gouveia como o novo presidente da entidade no biênio 2021/2023.

A posse foi realizada virtualmente devido às medidas de prevenção contra a covid-19, com transmissão em tempo real pelo canal de YouTube da AAMP.

Dr. Alessandro Samartin contou um pouco de sua trajetória saindo do Nordeste para a região Norte e como iniciou sua carreira. “É nosso dever seguirmos firmes no processo de Justiça e esse poder de lutar pelas gerações futuras foi o que me trouxe para o Ministério Público”, disse.

Sobre sua gestão na AAMP, o promotor Alessandro Samartin disse que vai trabalhar de forma democrática e ressaltou que as dificuldades existem para serem vencidas. O novo presidente disse ainda que o diálogo será a base de seu mandato no biênio iniciado este ano.

“Queremos fazer uma Associação inovadora, moderna e democrática que promove o desenvolvimento e honra os associados. É exatamente essa AAMP que apresentaremos aos nossos membros. O trabalho da AAMP na defesa de seus objetivos junto à Administração Superior será sempre independente, ético e transparente e prezará pela melhor solução possível quando os conflitos surgirem”, enfatizou Dr. Alessandro Samartin.

O presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Dr. Manoel Victor Murrieta, desejou sucesso ao novo presidente da associação e disse que seu trabalho será exemplar na AAMP.

“Hoje eu peço para quebrar um pouco do protocolo e lhe chamar de Alessandro, meu colega e meu associado. Todas as referências que tenho de seu trabalho e de seu currículo lhe credenciam – e muito – para esse exercício, como uma pessoa de bem e um homem público que quer ajudar a construir um estado democrático de direito e com princípios republicanos elevadíssimos”, discursou Murrieta.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal Superior Eleitoral (STJ e TSE), Mauro Luiz Campbell Marques, também desejou ao novo presidente ânimo, alegria e muita força institucional para conduzir a Associação dos membros do Ministério Público do Amazonas.

A vice-presidente da AAMP, Christiane Dolzany Araújo, afirmou que trabalhará pelo direito de todos os membros da AAMP com acolhimento.

“Estamos em constante evolução e mudanças. Regozijo-me em perceber que podemos refletir a percepção de que somos uma pluralidade. Uma associação em que cada um terá voz e será assistido, apoiado, acolhido, principalmente quando mais for preciso”, disse a vice-presidente.

Participaram ainda da solenidade virtual representantes do Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus, Ministério Público do Amazonas (MP-AM), Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), Procuradoria da União no Amazonas, Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas (MPC-AM), Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM) e Associação dos Procuradores do Estado do Amazonas (APEAM).

Perfil do presidente

O promotor de Justiça Alessandro Samartin é doutorando e mestre em direito constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É especialista em Direito Processual e em Prevenção e Combate à Corrupção. Possui graduação em direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (2004). Tem experiência na área de direito, com ênfase em direito público especialmente direito constitucional e administrativo.

Composição da nova diretoria

Além do promotor Alessandro Samartin de Gouveia como presidente da AAMP, fazem parte da nova diretoria: a Dra. Christiane Dolzany Araújo; 1ª Vice-Presidente; o Dr. Igor Starling Peixoto, 2º Vice-Presidente; a Dra. Sarah Clarissa Cruz Leão, Diretora de Secretaria; o Dr. Jorge Michel Ayres Martins, 1º Diretor Financeiro; o Dr. Lupercino de Sá Nogueira, 2º Diretor Financeiro; e o Dr. Lauro Tavares da Silva, Diretor de Patrimônio.

Já no Conselho Fiscal da AAMP estarão o Dr. Salvador Conte, a Dra. Márcia Cristina de Lima Oliveira e a Dra. Aurely Pereira de Freitas como membros titulares. A Dra. Christianne Corrêa Bento da Silva será suplente deste Conselho.

O Dr. José Roque Nunes Marques, a Dra. Anabel Vitória Pereira Mendonça de Souza e a Dra. Carolina Monteiro Chagas Maia farão parte do Conselho Consultivo da AAMP, com o Dr. Vitor Moreira da Fonsêca na suplência.

Despedida

O promotor Dr. Lauro Tavares, que deixou a presidência após quatro anos na direção da AAMP, disse em seu discurso que não imaginava o tamanho das dificuldades que encontraria quando assumiu a AAMP, em 2017, mas que todas foram superadas e que cumpriu o seu papel à frente da Associação.

“Parafraseando o nosso rei cantor, ‘se chorei ou se sofri, o importante é que emoções eu vivi’ e muito aprendi. Ombrear com homens e mulheres que fazem das suas vidas uma luta diária por um país humano e igualitário é uma honra para qualquer ser humano. Há quatro anos, quando assumimos nossa entidade de classe, não imaginávamos o tamanho dos nossos desafios. O momento é de gratidão. De nada vale as ideias sem ter pessoas para pô-las em prática”, disse o promotor e agora ex-presidente da AAMP.

Publicações relacionadas

BOLETIM MÉDICO – Arthur Virgílio Neto

Redação

Prefeito de Manaus pede Exército nas ruas para enfrentar traficantes que promovem terror

Redação

Hospitais de Manaus registram menor taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 desde colapso no sistema

Redação