Amazonas Destaques Manaus

Dr. Alessandro Samartin é empossado como presidente da Associação dos membros do MP-AM

A Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP) empossou, nesta quinta-feira (15), o promotor de Justiça Dr. Alessandro Samartin de Gouveia como o novo presidente da entidade no biênio 2021/2023.

A posse foi realizada virtualmente devido às medidas de prevenção contra a covid-19, com transmissão em tempo real pelo canal de YouTube da AAMP.

Dr. Alessandro Samartin contou um pouco de sua trajetória saindo do Nordeste para a região Norte e como iniciou sua carreira. “É nosso dever seguirmos firmes no processo de Justiça e esse poder de lutar pelas gerações futuras foi o que me trouxe para o Ministério Público”, disse.

Sobre sua gestão na AAMP, o promotor Alessandro Samartin disse que vai trabalhar de forma democrática e ressaltou que as dificuldades existem para serem vencidas. O novo presidente disse ainda que o diálogo será a base de seu mandato no biênio iniciado este ano.

“Queremos fazer uma Associação inovadora, moderna e democrática que promove o desenvolvimento e honra os associados. É exatamente essa AAMP que apresentaremos aos nossos membros. O trabalho da AAMP na defesa de seus objetivos junto à Administração Superior será sempre independente, ético e transparente e prezará pela melhor solução possível quando os conflitos surgirem”, enfatizou Dr. Alessandro Samartin.

O presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Dr. Manoel Victor Murrieta, desejou sucesso ao novo presidente da associação e disse que seu trabalho será exemplar na AAMP.

“Hoje eu peço para quebrar um pouco do protocolo e lhe chamar de Alessandro, meu colega e meu associado. Todas as referências que tenho de seu trabalho e de seu currículo lhe credenciam – e muito – para esse exercício, como uma pessoa de bem e um homem público que quer ajudar a construir um estado democrático de direito e com princípios republicanos elevadíssimos”, discursou Murrieta.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal Superior Eleitoral (STJ e TSE), Mauro Luiz Campbell Marques, também desejou ao novo presidente ânimo, alegria e muita força institucional para conduzir a Associação dos membros do Ministério Público do Amazonas.

A vice-presidente da AAMP, Christiane Dolzany Araújo, afirmou que trabalhará pelo direito de todos os membros da AAMP com acolhimento.

“Estamos em constante evolução e mudanças. Regozijo-me em perceber que podemos refletir a percepção de que somos uma pluralidade. Uma associação em que cada um terá voz e será assistido, apoiado, acolhido, principalmente quando mais for preciso”, disse a vice-presidente.

Participaram ainda da solenidade virtual representantes do Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus, Ministério Público do Amazonas (MP-AM), Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), Procuradoria da União no Amazonas, Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas (MPC-AM), Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM) e Associação dos Procuradores do Estado do Amazonas (APEAM).

Perfil do presidente

O promotor de Justiça Alessandro Samartin é doutorando e mestre em direito constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É especialista em Direito Processual e em Prevenção e Combate à Corrupção. Possui graduação em direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (2004). Tem experiência na área de direito, com ênfase em direito público especialmente direito constitucional e administrativo.

Composição da nova diretoria

Além do promotor Alessandro Samartin de Gouveia como presidente da AAMP, fazem parte da nova diretoria: a Dra. Christiane Dolzany Araújo; 1ª Vice-Presidente; o Dr. Igor Starling Peixoto, 2º Vice-Presidente; a Dra. Sarah Clarissa Cruz Leão, Diretora de Secretaria; o Dr. Jorge Michel Ayres Martins, 1º Diretor Financeiro; o Dr. Lupercino de Sá Nogueira, 2º Diretor Financeiro; e o Dr. Lauro Tavares da Silva, Diretor de Patrimônio.

Já no Conselho Fiscal da AAMP estarão o Dr. Salvador Conte, a Dra. Márcia Cristina de Lima Oliveira e a Dra. Aurely Pereira de Freitas como membros titulares. A Dra. Christianne Corrêa Bento da Silva será suplente deste Conselho.

O Dr. José Roque Nunes Marques, a Dra. Anabel Vitória Pereira Mendonça de Souza e a Dra. Carolina Monteiro Chagas Maia farão parte do Conselho Consultivo da AAMP, com o Dr. Vitor Moreira da Fonsêca na suplência.

Despedida

O promotor Dr. Lauro Tavares, que deixou a presidência após quatro anos na direção da AAMP, disse em seu discurso que não imaginava o tamanho das dificuldades que encontraria quando assumiu a AAMP, em 2017, mas que todas foram superadas e que cumpriu o seu papel à frente da Associação.

“Parafraseando o nosso rei cantor, ‘se chorei ou se sofri, o importante é que emoções eu vivi’ e muito aprendi. Ombrear com homens e mulheres que fazem das suas vidas uma luta diária por um país humano e igualitário é uma honra para qualquer ser humano. Há quatro anos, quando assumimos nossa entidade de classe, não imaginávamos o tamanho dos nossos desafios. O momento é de gratidão. De nada vale as ideias sem ter pessoas para pô-las em prática”, disse o promotor e agora ex-presidente da AAMP.

Publicações relacionadas

‘Obra revolucionária’, diz Arthur, ao inaugurar centro de inteligência

Redação

Bebida e depressão: amigos estão preocupados com Gusttavo Lima

Redação

Campanha chega ao fim sem empolgar eleitores

Redação

Deixe uma resposta