Cotidiano Destaques Entretenimento

Dicas para quem quer aprender a cozinhar

Aprender a cozinhar é uma habilidade indispensável para uma vida mais independente e mais saudável. Desta forma, você não depende de alimentos pré-prontos industrializados e nem de delivery para ter uma refeição gostosa.

Já imaginou a diferença que vai fazer nas contas do fim do mês?  Mas se você ainda não sabe como cozinhar, existem dicas importantes que vão facilitar muito o caminho de quem está começando. Esses insights são úteis para que você não desanime e possa se aventurar na culinária sem tanto estresse.

1. Invista em bons equipamentos

Você já se empolgou com uma receita e descobriu que não tinha o material necessário para colocá-la em prática? Para aprender a cozinhar sem frustração, certifique-se de que a sua cozinha está equipada com o básico além do fogão: tábua, frigideira antiaderente, potinhos, colher em concha, caçarola, copo medidor, faca grande, faca de legumes, eletroportáteis como liquidificador e batedeira, etc.

Parece muita coisa, mas são itens indispensáveis para uma rotina de preparo de alimentos. Não precisa ter uma coleção, mas é bom garantir objetos de boa qualidade que você possa usar todos os dias.

Cozinhar em casa requer bons equipamentos

Cozinhar em casa requer bons equipamentosFonte:  Pixabay 

2. Comece das receitas básicas

Deu vontade de fazer aquelas receitas super elaboradas de reality shows de culinária? Que tal começar pelo básico? Para chegar na preparação de pratos mais difíceis, você precisa dominar as receitas mais básicas como arroz, macarronada ou salada.

Tentar se arriscar em receitas complicadas antes de entender o básico de culinária pode fazer a comida não sair do jeito que você queria. E pior: você não vai saber no que errou, o que gera ainda mais frustração.

3. Leia a receita antes de começar

Antes de sair na empolgação de misturar os ingredientes, separe um tempo para entender cada etapa da receita ou assistir um vídeo para ver como funciona o preparo. Se surgir uma dúvida, é bom que ela seja resolvida antes e não enquanto você está com a mão na massa.

Além disso, até você dominar as técnicas, é importante seguir direitinho o que a receita diz. Sim, todas as quantidades e os tempos determinados. Não dá para sair inventando sem conhecer os princípios básicos, certo?

4. Organize um espaço para cozinhar

É possível cozinhar no meio da bagunça, mas não é uma experiência prazerosa para quem está começando. Antes de tudo, é preciso prezar pela higiene: lave bem os alimentos e utensílios, mantenha a geladeira limpa e a despensa organizada.

Depois disso, separe um espaço na mesa para deixar todos os ingredientes separados e na medida certa. É muito mais fácil executar a receita sem precisar pausar para procurar alguma coisa na cozinha. Além disso, você ainda pode economizar e guardar o que sobrou.

Organize os ingredientes antes que começar a cozinhar

Organize os ingredientes antes que começar a cozinharFonte:  Pixabay 

5. Continue aprendendo sempre

Aprender a cozinhar exige prática e estudo. Siga os principais perfis de culinária nas redes sociais, assista o passo-a-passo de receitas no Youtube e continue testando os pratos em casa o máximo que puder.

Com o seu feed do Instagram repleto de receitas, vai ser mais fácil assimilar a técnica como parte do seu dia a dia. Ao transformar o ato de cozinhar em um hábito, você vai se sair muito melhor do que fazendo uma receita somente no fim de semana.

fontes:tecmundo

COMPARTILHE

Publicações relacionadas

CIENTISTAS DIVULGAM FOTO DE BURACO NEGRO CUSPINDO ENERGIA

admin

Derrotas no Judiciário e Legislativo expõe ‘solidão política’ do governo Wilson Lima

admin

Abandonados dentro de casa, cinco irmãos são resgatados após mãe deixar família e viajar ao interior, diz polícia

admin

Deixe um comentário