Amazonas Destaques Manaus

Dia de finados é marcado por homenagens em cemitérios de Manaus

Manaus – A movimentação nos cemitérios de Manaus começou cedo nesta terça-feira (2), feriado de finados. Um dia dedicado à homenagens aos entes queridos que se já se foram. No cemitério Nossa Senhora de Aparecida, no bairro Tarumã, zona oeste da capital, às 6h30, o público já estava entrando no local, com velas, coroas e terços.

Foi o que a família da profissional de logística, Eliane Alves fez, ela e os irmãos foram prestar homenagem aos pais e um irmão, que foram enterrados no local.

A primeira parada foi na sepultura da mãe, Emília Alves de Souza, que morreu por complicações cardíacas em julho do ano passado. Com um violão, acompanhado da música que a mãe mais gostava, Eliane fala do legado da matriarca da família.

(Foto: Nainy Castelo Branco/GDC)

“Ela deixou um verdadeiro legado, religioso, de paz e união. Nós somos aqueles irmãos que ligam pra dizer que ama o outro, nem todos puderam vir aqui por conta da idade”, explicou a mulher.

A família da auxiliar de serviços gerais, Alcilene Peixoto buscou tornar o dia mais especial, fazendo uma camiseta com a foto da filha, de 31 anos, que morreu em junho deste ano.

(Foto: Nainy Castelo Branco/GDC)

“Eu perdi minha filha, ainda não procurei entender porquê, tão jovem, minha filha. Hoje a família toda veio padronizada”, contou a mulher, enxugando as lágrimas dos olhos.

Os dez cemitérios da capital, sendo quatro na zona rural, ficarão abertos até às 18h. A expectativa da prefeitura de Manaus é que mais de 500 mil pessoas passem por todos os campos-santos.

“Nós últimos dois dias, a movimentação foi intensa, achei que hoje seria menor, mas me enganei. As pessoas vieram para arrumar e hoje, trazer o restante dos familiares. Nós estamos com mais de 1000 pessoas de todos as secretarias, trabalhando”, destacou o secretário Municipal de Limpeza Urbana, Sabá Reis.

Trânsito

O entorno de todos os cemitérios da capital estão sendo estão sendo monitorados por agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). Cerca de 250 servidores estão nas ruas.

No bairro Tarumã, para melhorar a circular de pessoas e veículos, o retorno em frente ao cemitério foi fechado. Na área externa, o estacionamento está na liberado.

“Nós estamos fazendo controle ao redor do cemitério. Além de Finados o fechamento do retorno, os carros também não estão entrando na área interna do cemitério”, explicou o vice-presidente IMMU, Édson Leda

Fonte: D24am. Leia mais em https://d24am.com/amazonas/dia-de-finados-e-marcado-por-homenagens-em-cemiterios-de-manaus/

Publicações relacionadas

David Almeida cobra empenho de Wilson Lima para conter ataques em Manaus

Redação

Delegado Péricles confirma veracidade de atos da CPI e diz que marido de Daniela Assayag lucrou milhões no governo Wilson Lima

Redação

Justiça Eleitoral aprova registro de todos os 11 candidatos a prefeito de Manaus

Redação