Mundo

Detritos encontrados na Austrália são da SpaceX, diz agência espacial

Destroços encontrados em área rural da Austrália na semana passada faziam parte de uma missão da SpaceX, empresa privada de foguetes fundada pelo bilionário Elon Musk, confirmou a Agência Espacial Australiana em um comunicado à emissora local ABC na quarta-feira (3).

Procurado pelos agricultores locais, o astrofísico Brad Tucker visitou o local em Dalgety, localizado no estado de Nova Gales do Sul, para examinar os destroços que foram carbonizados após reentrar na atmosfera terrestre.

“Foi emocionante e estranho ao mesmo tempo”, disse o astrofísico. “É impressionante vê-lo”.

De acordo com Tucker, os destroços provavelmente caíram no dia 9 de julho. O criador de ovelhas Mick Miners, dono da fazenda onde as peças caíram, disse que só percebeu que era um pedaço de uma nave espacial semanas depois. Como estava obscurecida, vista de longe, foi confundida como uma árvore queimada.

Tucker disse que os destroços não eram um perigo público e descreveu o achado como “extremamente raro”. A maior peça tem cerca de três metros de comprimento.

Segundo Tucker, a peça fazia parte de um baú descartado pela cápsula Crew-1 quando reentrou na atmosfera terrestre em 2021. Outros relatos de detritos espaciais já foram reportados em propriedades próximas, tornando provável o surgimento de mais peças da missão SpaceX.

A maioria dos detritos espaciais caem no mar, mas com o avanço das indústrias espaciais no mundo todo é provável que a quantidade em terra aumente. “Temos que avaliar o provável risco de atingir uma área habitada e o que isso significa”, alertou o Tucker.

Em um comunicado, a Agência Espacial da Austrália pediu aos moradores que informassem qualquer nova descoberta à SpaceX.

“A Agência confirmou que os detritos procedem de uma missão da SpaceX e continua em contato com nossos colegas dos Estados Unidos”, disse um porta-voz.

Publicações relacionadas

Menina de 7 anos acelera moto ao vivo na TV e produção se desespera

Redação

Pesquisadores acham o lugar para futura colônia humana em Marte

Redação

Coronavírus leva Los Angeles a decretar estado de emergência

Redação

Deixe um comentário