Amazonas Destaques Manaus

Deputados vão arquivar hoje o Impeachment contra Wilson e Carlos Almeida

O governador Wilson Lima (PSC) e o vice, Carlos Almeida Filho (PTB) vão se livrar hoje (6) do processo de impeachment aberto pela Assembleia Legislativa do Estado. O relatório preparado pelo Dr. Gomes, que foi aprovado na Comissão Especial do Impeachment por 10 votos a 1, será aprovado hoje a tarde em plenário com ampla vantagem para o Governo. É a mais importante vitória política do governador desde a sua eleição. Na sede do Governo a ordem é levantar poeira e dar a volta por cima com o lançamento de novos projetos, pacotes de obras e mudança na comunicação para tentar recuperar o apoio popular a médio e longo prazo. Wilson Lima diz que agora tem um Governo pra chamar de seu.

✅ PSB vai de Ricardo Nicolau

O PSB vai oficializar nesta quinta-feira (6) o apoio à pré-candidatura de Ricardo Nicolau à Prefeitura de Manaus. O anúncio será feio em entrevista coletiva às 10h no Hotel Da Vinci pelos presidentes estadual do PSB, Marcelo Serafim, e presidente do diretório Municipal do PSD, Ricardo Nicolau. O PSB é o segundo partido que passa a integrar o arco de alianças em torno da pré-candidatura de Nicolau. O primeiro foi o Solidariedade, do deputado federal Bosco Saraiva.

✅ Frente ampla de apoio

Ricardo quer uma ampla frente partidária apoiando a sua candidatura. Já está praticamente fechado com o PSL, que tem o segundo maior tempo de tv, e que pode indicar o nome do deputado estadual Delegado Péricles para ser vice de Ricardo Nicolau. Outro partido que está na mira de Nicolau é o Progressistas, dos irmãos Átila e Belarmino Lins. Mas Nicolau quer também o apoio do PDT, de Hissa Abraão, o PSC, de Wilson Lima, e o PTB, de Carlos Almeida.

✅ Tempo de propaganda

Se conseguir o apoio de todos esses partidos, Nicolau teria quase 30 inserções de 30 segundos diariamente nas emissoras de tvs e de rádio, contra menos de 3 inserções de Davi Almeida. Nicolau aposta que com isso teria força política, tempo de televisão, recursos do fundo partidário e um Projeto Administrativo para disputar o segundo turno com Amazonino Mendes, que lidera as pesquisas.

✅ David ameaçado

Assessores do pré-candidato Davi Almeida não escondem a preocupação com o crescimento de Ricardo Nicolau. Eles ainda lembram que David tinha, segundo as pesquisas, presença garantida no segundo turno para governador em 2017 e acabou sendo ultrapassado por Wilson Lima. E segundo a pesquisa do instituto Projeta os nomes para disputar o segundo turno Estado indefinidos, com empate técnico entre Davi, José Ricardo (PT), Alfredo Nascimento (PL) Marco Rotta (DEM). Ainda correm por fora Alberto Neto (Republicanos, Josué Neto (PRTB), Chico Preto (DC), Coronel Alfredo Menezes (Patriota) e agora Ricardo Nicolau.

✅ Asfalto para Manaus

O prefeito Arthur Neto anunciou nova ação de recapeamento que vai atingir 42 ruas da cidade, entre as quais, a avenida Rodrigo Otávio, que passa em frente ao Campus da Ufam. Esta será a sexta etapa do Programa Requalifica. Ao todo serão recuperados 38 quilômetros de vias. Arthur disse que os investimentos nessa fase, incluindo asfalto, calçadas e drenagem, entre outras, serão de R$ 42 milhões.

✅ Ufam sem aulas

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) divulgou informação de que as atividades da instituição, vão permanecer on line até dezembro, com a flexibilização de preferencial para professores e alunos, que quiserem fazer esta opção tanto na capital quanto interior. 

✅ Delegacia de combate à corrupção

O governador Wilson Lima envia ainda esta semana à Aleam o projeto de lei criando a delegacia especializada de combate à corrupção (Deccor). O projeto de lei define que a nova especializada terá a atribuição de prevenir, reprimir e promover o combate à corrupção, além de exercer com exclusividade a função de polícia judiciária e investigativa na apuração de qualquer forma de corrupção e desvio de recursos públicos. Em nível nacional, foram criadas 29 delegacias de combate à corrupção em 18 Estados. O prazo para criar a delegacia termina no dia 14, como noticiou ontem (5) o Portal Único.

✅ Atendendo o Ministério da Justiça

O texto da mensagem foi assinado na tarde da quarta-feira (5/8) pelo governador Wilson Lima (PSC) e atende à Portaria 631, do Ministério da Justiça, de 6 de junho de 2019, de autoria do então ministro da Justiça, Sergio Moro. Com a delegacia, o Amazonas continuará recebendo recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública.

✅ Polícia Militar

O governador Wilson Lima assinou a convocação de 323 candidatos aprovados no concurso da Polícia Militar realizado em 2011. Os convocados passarão pelo curso de formação de soldados e, após o treinamento, vão atuar em unidades operacionais da capital e do interior, reforçando o policiamento.

Publicações relacionadas

Casos de Dengue aumentam 200% entre janeiro e fevereiro em relação ao primeiro bimestre de 2019 no AM

Redação

Contratos do Medplus com o Governo do AM são ilegais, diz CPI da Saúde

Redação

Justiça Federal multa União, INSS e Caixa por falta de proteção a indígenas e povos tradicionais

Redação

Deixe uma resposta