Amazonas Destaques Manaus

Deputado estadual leva relatório da CPI da Saúde para CPI da Pandemia

Pescadores desmentem deputado sobre liberação do seguro-defeso

Justiça define data para leilão do Amazônia Golf Hotel e Turismo

Professora da Ufam assume no conselho da SBPC

Deputado diz que vender Petrobras é uma fria

Hoje tem viradão de vacinação para público acima de 28 anos de idade

Fausto Jr. na CPI

Está confirmada para hoje a participação do deputado estadual Fausto Jr. (MDB) na CPI da Pandemia no Senado Federal. Fausto está em Brasília onde pretende apresentar o relatório da CPI da Saúde, desenvolvida na Assembleia Legislativa do Amazonas no ano passado.
Segundo o parlamentar, esse relatório é que norteia as investigações da Polícia Federal na Operação Sangria.“Já contribuí com o Amazonas. Agora chegou a vez de contribuir com o Brasil”, disse ele.

Hotel vai a leilão

Será no dia 23 de agosto, o leilão do complexo hoteleiro Amazônia Golf, localizado na AM-010, próximo ao município de Rio Preto da Eva. O ÚNICO teve acesso a informações de que vários recursos tentaram suspender a ação, mas finalmente um edital foi publicado em maio garantido o processo. O Amazônia Golf foi concebido para ser um hotel com grandes campos de golfe para atender em especial executivos do Polo Industrial. Não concretizou a intenção. Terminou virando uma opção doméstica de manauaras nos finais de semana mas não o suficiente para se manter e há mais de dois anos está fechado. É um belo complexo!

Novos juízes são todos de fora

O Tribunal de Justiça do Amazonas empossou na segunda-feira (28) três novos juízes substitutos de carreira, que irão reforçar as atividades no interior do Estado. Eunilton Alves Peixoto, do Ceará; Nilo da Rocha Marinho Neto, do Piauí; e Michael Matos de Araújo, do Rio de Janeiro, foram empossados em cerimônia conduzida pela presidente da Corte, em exercício, desembargadora Carla Reis.

Marilene Corrêa na SBPC

A professora Marilene Corrêa da Silva Freitas, assumiu no Conselho da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que conta com 165 entidades científicas afiliadas e é considerada a maior entidade representativa da ciência no Brasil.

Zé Ricardo e a Petrobras

O deputado federal Zé Ricardo (PT), avalia que privatizar a Petrobras é reduzir investimentos no Brasil, principalmente na Amazônia. Em Audiência Pública, em Brasília, ele questionou por que estão vendendo a refinaria de Manaus (Reman). “Não é mais lucrativa? Não vão mais fazer refino? Mas se vão vender, alguém vai continuar fazendo esse trabalho. Quero saber qual o benefício para o país em vender uma empresa que é lucrativa?”, indagou.

Peixe da discórdia

O deputado federal pelo Amazonas, Silas Câmara (Republicanos) foi desmentido ontem pela Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA). Na semana passada o parlamentar divulgou que havia conseguido desbloquear o pagamento do seguro-defeso junto ao governo Bolsonaro. Nesta semana, os pescadores afirmam que o desbloqueio se deu por ordem judicial do Supremo Tribunal Federal (STF), onde a categoria moveu uma Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental. A Justiça deu ganho de causa aos pescadores.

Átila assediado

O deputado federal Átila LIns (PP-AM) continua sendo assediado pelo Palácio do Planalto. Bolsonaro pediu a Átila, mais uma vez, um estudo de autoria do amazonense sobre a criação do Ministério da Amazônia. Em fevereiro de 2020, Jair Bolsonaro já havia pedido o mesmo projeto a Lins, Dizem que a criação do novo ministério teria o objetivo de amparar o melhor amigo Eduardo Pazuello.

Trocando de casa

O deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade-AM) desistiu de disputar a reeleição e vai mesmo tentar uma vaga na Assembleia Legislativa, nas eleições do ano que vem. A decisão foi comunicada a alguns colegas de grupo de WhatsApp e vazou.

Comércio do carbono

Bosco, aliás, está atuando em dobradinha com Marcelo Ramos (PL-AM) no Projeto de Lei que regulamenta o mercado de carbono no Brasil. Ele é o relator do projeto que estabelece parâmetros para a compra e venda de créditos de carbono no país, na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados. O substitutivo de Saraiva já foi aprovado.

Vacinação geral

Vale lembrar que hoje tem vacinação ampliada no Sambódromo, Arena da Amazônia e Centro de Convenções Vasco Vasques. Das 9h às 18h, o público alvo é de 30 anos para cima. E das 18h em diante, a faixa é ampliada para as pessoas com 28 anos ou mais. O “viradão” da vacinação vai funcionar durante toda a noite até o fim da tarde de quarta-feira (30).

Publicações relacionadas

Bolsonaro diz que ataque dos EUA ‘afetará’ preço de combustíveis no Brasil…

Redação

Prefeitura recebe 95 novos médicos bolsistas do Programa Mais Saúde Manaus

Redação

Número de vacinados contra covid-19 no Brasil chega a 7,6 milhões e Amazonas lidera

Redação