Amazonas Destaques Manaus

Deputado Dermilson Chagas denuncia falta de exames de raio-X em policlínicas e SPAs de Manaus 

O parlamentar recebeu vídeos de um homem que passou por cinco unidades de saúde do Estado e não conseguiu realizar o exame

O deputado estadual Dermilson Chagas (Republicanos) denunciou, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que algumas unidades estaduais de saúde de Manaus não estão realizando exames de radiografia. Em um vídeo recebido pelo parlamentar e exibido no telão do plenário Ruy Araújo, um homem informa que buscou o serviço e não conseguiu, mesmo depois de peregrinar por cinco hospitais.

As unidades visitadas foram a Policlínica Zeno Lanzini, no bairro Tancredo Neves, zona Leste de Manaus; o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) da comunidade Galileia, no bairro Cidade Nova, na zona Norte; o SPA do bairro Coroado, na zona Sul; a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Rodrigues, no bairro Nossa Senhora de Fátima, na zona Norte; e a Policlínica Danilo Corrêa, no bairro Cidade Nova, também na zona Norte.

“Os vídeos mostram como o Governo do Amazonas não está preparado para fazer um simples exame, como o raio-x. O rapaz foi em cinco hospitais e em cada um deles tinha algum tipo de problema. Em um dos locais, era uma máquina que não funcionava. Em outro local, era a impressora que estava com problema. Enfim, sempre alegavam algum tipo de dificuldade para justificar que não podiam fazer o exame. É um absurdo o que estão fazendo com as pessoas, que estão doentes e que necessitam de exames para dar continuidade aos seus tratamentos médicos”, argumentou o deputado Dermilson Chagas.

Equipamentos estão em caixas

O deputado Dermilson Chagas também denunciou que existem equipamentos novos que poderiam estar instalados em unidades estaduais e que isso evitaria que os pacientes ficassem sem atendimento. O parlamentar disse que recebeu fotos de aparelhos novos dentro de caixas no SPA Alvorada e na Policlínica Zeno Lanzini. Segundo a denúncia que chegou até o parlamentar, os novos equipamentos estão encaixotados há mais de um ano, sem que façam uso deles.

“Não dá para o povo continuar sofrendo essa humilhação, tendo de peregrinar de hospital em hospital para ter atendimento. O Estado tem dinheiro suficiente, porque a arrecadação é superavitária desde 2019, então nada justifica essa falta de planejamento na saúde, que está transformando a rede hospitalar em um caos. Não dá para o Estado continuar indo para um buraco sem fim”, desabafou o deputado Dermilson Chagas.

Publicações relacionadas

Lei impede prefeitos eleitos de ‘abrir cofre’ em 2021

Redação

Biden ganha vantagem sobre Trump e aposta em votos enviados pelos Correios

Redação

População lota Praia da Ponta Negra no terceiro domingo após reabertura do local

Redação

Deixe um comentário