Amazonas Destaques Manaus

Déficit de insumos atrasa diagnóstico de 700 pessoas com suspeita de Covid-19 no AM, diz FVS

A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Pinto, afirmou em coletiva de imprensa virtual, na tarde desta segunda-feira (13), que o déficit de insumos para realizar os testes que confirmam pacientes com o novo coronavírus está atrasando a entrega dos diagnósticos. Segundo ela, os resultados têm levado de quatro a cinco dias para serem entregues.

“Há um déficit de insumos para realizar esses diagnósticos. Não estamos conseguindo comprar os insumos para os diagnósticos, o que retarda a liberação dos exames. Hoje, temos um aumento muito grande de demandas de testes com relação ao coronavírus. Temos 700 pessoas aguardando o resultado de exames”, contou.

Além do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), outros três laboratórios privados fazem o diagnóstico em Manaus, até o momento. Ainda segundo a FVS, há tratativas para ampliar o diagnóstico para outra unidade de saúde, a Fundação de Medicina Tropical.

“Mesmo assim, ainda estamos em muita vantagem com relação a outros estados. Na média dos outros estados, é de 15 dias para liberar resultados. O Estado de São Paulo, por exemplo, está com 30 mil exames em espera de resultado”, destacou.

Com o aumento de número de casos confirmados no Amazonas para 1.275, com 71 mortes, a FVS e a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) reforçaram a necessidade de as pessoas aderirem o isolamento social.

“Estamos vendo as pessoas adoecerem em massa e morrerem. O que precisamos fazer é aderir às recomendações do Ministério da Saúde. Além de reforçar os cuidados com a higienização, não saia de casa. Isso ajuda a salva muitas vidas”, declarou Rosemary.

Publicações relacionadas

Prédio atingido por incêndio corre risco de desmoronamento, em Manaus; Casas vizinhas são desocupadas

Redação

CRIAE Design e Publicidade recebe prêmio ‘Empresa Amiga da Justiça’ do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas

Redação

Wilson Lima assina protocolo de intenções para parceria com o Incor de São Paulo

Redação

Deixe uma resposta