Amazonas Destaques Manaus

Déficit de insumos atrasa diagnóstico de 700 pessoas com suspeita de Covid-19 no AM, diz FVS

A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Pinto, afirmou em coletiva de imprensa virtual, na tarde desta segunda-feira (13), que o déficit de insumos para realizar os testes que confirmam pacientes com o novo coronavírus está atrasando a entrega dos diagnósticos. Segundo ela, os resultados têm levado de quatro a cinco dias para serem entregues.

“Há um déficit de insumos para realizar esses diagnósticos. Não estamos conseguindo comprar os insumos para os diagnósticos, o que retarda a liberação dos exames. Hoje, temos um aumento muito grande de demandas de testes com relação ao coronavírus. Temos 700 pessoas aguardando o resultado de exames”, contou.

Além do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), outros três laboratórios privados fazem o diagnóstico em Manaus, até o momento. Ainda segundo a FVS, há tratativas para ampliar o diagnóstico para outra unidade de saúde, a Fundação de Medicina Tropical.

“Mesmo assim, ainda estamos em muita vantagem com relação a outros estados. Na média dos outros estados, é de 15 dias para liberar resultados. O Estado de São Paulo, por exemplo, está com 30 mil exames em espera de resultado”, destacou.

Com o aumento de número de casos confirmados no Amazonas para 1.275, com 71 mortes, a FVS e a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) reforçaram a necessidade de as pessoas aderirem o isolamento social.

“Estamos vendo as pessoas adoecerem em massa e morrerem. O que precisamos fazer é aderir às recomendações do Ministério da Saúde. Além de reforçar os cuidados com a higienização, não saia de casa. Isso ajuda a salva muitas vidas”, declarou Rosemary.

Publicações relacionadas

Petrobras está preparada para produzir nova gasolina em suas refinarias

Redação

Anvisa proíbe venda de Annita, remédio secreto de Pontes, sem receita especial

Redação

Cadeirante é morto na frente de casa na Compensa em Manaus, e adolescente fica ferido durante tiroteio

Redação

Deixe uma resposta