Amazonas Destaques Manaus

Decreto de Bolsonaro coloca na mesma canoa Arthur, Omar, Eduardo Serafim, Marcelo Ramos e outros

“Era primeiro de abril”, lembrou deputado Zé Ricardo

Governador Wilson Lima diz que vai insistir nas conversas com Planalto

O estilo discreto do vice-prefeito e do secretário da Casa Civil

Dança das cadeiras nas secretarias da Prefeitura de Manaus

Rotta corre pra voltar a Assembleia Legislativa

Troca de favores entre prefeito e vereador no Careiro da Várzea

Médica-fantasma é investigada em Humaitá

Falta soro contra picadas de cobras em Eirunepé

Tonantins decreta estado de alerta por conta da cheia do rio Solimões

Terminal de ônibus vira território de vândalos em Manaus

Começam neste sábado os ensaios de Garantido e Caprichoso

Decreto une adversários

A reedição do decreto do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados – pelo Governo Bolsonaro mereceu atenção máxima de políticos do Amazonas, que falaram a mesma linguagem, mesmo os que não se bicam, como é o caso de Arthur Neto e Omar Aziz. Todos disseram que o decreto é extremamente prejudicial ao modelo Zona Franca. O deputado estadual Serafim Corrêa, economista e um dos grandes conhecedores da área, disse textualmente: “A maldade de Bolsonaro contra a Zona Franca é quatro vezes maior*. No final desta coluna, em áudio ele explica as consequências do decreto.

Wilson mantém esperanças

Sobre a reedição do decreto, o governador Wilson Lima afirmou: “Vamos continuar trabalhando e conversando para que a gente possa encontrar esse entendimento”.

Primeiro de abril

O deputado federal Zé Ricardo (PT-AM), que também se mobiliza contra o Decreto do IPI, saiu-se com essa: “Não podemos esperar por promessas que não se cumprem e por mentiras que se concretizam em pleno 1º de abril”.

Saída discreta

O vice-prefeito Marcos Rotta e o ex-chefe da Casa Civil da Prefeitura de Manaus, o procurador estadual licenciado Tadeu de Souza, adotaram o estilo discreto ao deixar suas funções, sem nenhuma festividade.

Marcos Rotta na Assembleia

O vice-prefeito Marcos Rotta, resolveu no prazo final da legislação eleitoral, se filiar ao PP assumindo de imediato a direção estadual do partido e está pronto para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.

Troca-troca nas secretarias

No apagar das luzes do prazo para desincompatibilização, o prefeito David Almeida nomeou oito novos secretários municipais para ocupar as vagas daqueles que devem concorrer no pleito deste ano. Além do vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Marcos Rotta, deixaram os cargos Pauderney Avelino (Semed), Sabá Reis (Semulsp), Tadeu de Souza (Casa Civil), Shádia Fraxe (Semsa), e Platiny Soares (subsecretário da Semjel).

Novos titulares

Foram nomeados novos comandantes Dulce Almeida (Semed), Altervi Moreira (Semulsp), Rafael Lins Bertazzo (Casa Civil), Djalma Coelho (Semsa), Aurilex Moreira (Semjel), Emerson Castro (Fundo Manaus Solidária – FMS), Wanderson da Costa (Semacc) e Renato Frota Magalhães, que deixou a Semacc para assumir a Seminf.

União Brasil e PSC definem seus times

Na noite de ontem (1) os partidos União Brasil, e PSC definiram suas nominatas com os nomes que serão candidatos a deputado estadual. Os nomes são os seguintes: União Brasil: Roberto Cidade, Joana Darc, Adjuto Afonso, George Lins (filho do deputado estadual Belarmino Lins) Mário César Filho, Professora Jaqueline e Brenna Dianá. Pelo PSC, a deputada Alessandra Campêlo, Dr Gomes, Caio André, Dr Daniel, Dr Mayke, Papi e Maria Bonita. A expectativa dos dois partidos é eleger nove deputados. O União é o partido do governador e o PSC é da base mais próxima a Wilson Lima.

Angelus sem mandato

Com a volta de Alessandra Campêlo para a Assembleia Legislativa – para se desincompatibilizar do cargo de secretária e concorrer às eleições – seu suplente, deputado Angelus Figueira (DC) voltou para casa. Não sem antes aprovar um Projeto de Lei que concede crédito e dispensa Licenciamento Ambiental para atividades agropecuárias e de aquicultura de pequeno potencial poluidor e degradador, exercidas por agricultores familiares.

Adail sai pelo Republicanos

Pelo partido Republicanos, foi lançada ontem a candidatura de Adail Filho, ex-prefeito de Coari, para deputado federal. Ele se auto-intitula “representante do interior”.

Notícias do interior

Dos municípios do interior do Amazonas pipocam notícias de várias irregularidades cometidas por agentes públicos, a maioria já na mira do Ministério Público Estadual. No Careiro da Várzea, por exemplo, o MP apura uma troca de favores entre um vereador e o prefeito. A prefeitura local alugou um imóvel, que é da cunhada do vereador e há suspeita de que outros parentes também foram beneficiados*

Médica fantasma

O Ministério Público do Amazonas também investiga a possível prática de improbidade administrativa e de enriquecimento ilícito de uma médica de Humaitá que, de janeiro de 2020 a dezembro de 2021 (dois anos) recebeu seu salários regularmente, sem aparecer um dia para trabalhar.

Saúde indígena

Em Eirunepé, quem está agindo é o Ministério Público Federal (MPF) que recebeu denúncia de desabastecimento de soro para tratar picadas de serpentes e de remédios contra a doença de Chagas, além de discriminação contra a comunidade indígena do município, que não estaria sendo atendida no hospital da cidade.

Tonantins em alerta

O prefeito do município de Tonantins, Alberto Martins Nascimento, decretou estado de alerta no município por conta da cheia no alto Solimões. Tonantins passa a ser o 24º município em alerta pela enchente, que este ano deve ser das grandes segundo previsão do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Terminal vandalizado

O Terminal de Integração 1, na avenida Constantino Nery, o (T1), tem sido vandalizado diariamente. Segundo a prefeitura da capital, nesta semana que termina, foram trocadas todas as torneiras em um dia e, no outro, todas já estavam quebradas novamente. Além disso, são portas arrancadas, vidros quebrados e muita sujeira. Difícil manter os equipamentos públicos sem a colaboração da população.

Garantido e Caprichoso abrem os portões

Neste sábado (2), os bumbás Garantido e Caprichoso abrem a temporada de ensaios oficiais em Manaus. A partir das 20h, no Sambódromo, artistas dos dois bois vão se revezar no palco. Entrada grátis.

Publicações relacionadas

Decano do TCE-AM, conselheiro Júlio Cabral é aposentado pelo colegiado

Redação

David Almeida janta com Bolsonaro na casa de Pazuello em Manaus

Redação

Prefeitura soma mais de 15 mil atendimentos em licenciamento urbano nos quatro primeiros meses do ano

Redação

Deixe um comentário