Amazonas Destaques Manaus

Decisão acerca da quarentena

A semana que se inicia será decisiva para os rumos que Manaus e os demais municípios do Estado tomarão no combate à pandemia do novo coronavírus. Na quarta-feira (13) encerra-se o prazo de suspensão de diversos serviços e atividades decretado pelo Governo do Estado. Nos projetos anunciados pela administração estadual, entraria em vigor um plano para a retomada gradual dos serviços e atividades que se encontram  paralisados. 

Curvas   A condição ascendente das curvas de casos de infecção e mortes no Estado, entretanto, indica que não seria prudente afouxar as regras de distanciamento social que, ademais, não são cumpridas mesmo com sua vigência por grande parte da população.  

Retomada   Comércio, funcionamento de bares e restaurantes, escolas,  viagens rodoviárias intermunicpais e interestaduais, entre outras atividades, estarão autorizados, a princípio,  a iniciar sua retomada a partir de quarta-feira (13).  

Rumo   Resta saber que rumo o Governo do Estado tomará diante de uma conjuntura em que até mesmo o lockdown chegou a ser considerado durante a semana. Em São Paulo,  o governador João Dória (PSDB) anunciou na última sexta-feira (8) a prorrogação da quarentena naquele estado até 31 de maio. 

Alimentação   A Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam) lancou  edital de Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de profissionais da área técnica e administrativa para atuar no Projeto de Fortalecimento à Garantia do Direito Humano a Alimentação Adequada, em parceria com a Seas.

Online   As inscrições estão abertas e podem ser feitas online, por meio do endereço http://www.aades.am.gov.br/processo_p/edital-002-2020-cpss-aades—alimentacao-adequada—seas/ .

Campanha   Presidente da Comissão dos Direitos da Mulher,  a deputada Alessandra Campêlo (MDB), propôs a criação de uma campanha contra violência doméstica. A ideia apresentada no plenário virtual é usar a força das redes sociais, para alertar a sociedade sobre a importância da denúncia pelo disque 180 ou 190.

Tefé  A Prefeitura de Tefé e o Corpo de Bombeiros realizaram  durante a semana a desinfecção da unidade prisional do município, após solicitação dos defensores públicos do Polo do Médio Solimões. A Defensoria também pede que seja feita uma triagem de internos com sintomas da doença e a testagem deles.

Tabatinga   Oito internos da Unidade Prisional de Tabatinga (UPT), distante 1.108 quilômetros de Manaus, testaram positivo para o novo coronavírus. Dos oito infectados, um está internado e sete recebem atendimento na própria unidade. Além deles, dois colaboradores e o diretor da unidade também foram diagnosticados com a doença e seguem fazendo o tratamento médico em casa. 

Na TV   A partir de hoje (10), às 17h, projetos contemplados no primeiro lote do edital “Fica na Rede, Maninho”, que seleciona propostas de conteúdo virtual, serão exibidos na TV Encontro das Águas..

Publicações relacionadas

CORONAVÍRUS: PROFISSIONAIS DA SAÚDE ENFRENTAM SÍNDROME DE BURNOUT

Redação

Ricardo Nicolau pede afastamento por 60 dias e ex-detenta da operação “Maus Caminhos” deve assumir a vaga #ondevamosparar

Redação

Governo vai desativar Hospital Nilton Lins nesta segunda-feira

Redação

Deixe uma resposta