Amazonas Destaques Manaus

Curado após internação, idoso ganha alta e se diverte com equipe médica de abrigo em Manaus; Veja fotos

Aos 66 anos de idade, Antônio Guedes da Silva ganhou alta médica após se curar do novo coronavírus. Ele é um dos quatro pacientes já curados dentro da Fundação de Apoio ao Idoso que funciona como abrigo em Manaus. Guedes, assim como outros idosos, mora e recebeu tratamento médico dentro da própria instituição

Fora do período de transmissão do vírus e liberado para voltar às suas atividades, o antigo morador de rua aparece em uma sequência de fotos divulgadas pela Prefeitura de Manaus sendo aplaudido e se divertindo com a equipe médica da casa após deixar a unidade de tratamento semi-intensivo instalada no prédio.

Idoso que ficou internado por Covid-19 recebe alta em Manaus — Foto: Ione Morreno/Semcom
Idoso que ficou internado por Covid-19 recebe alta em Manaus — Foto: Ione Morreno/Semcom

Idoso que ficou internado por Covid-19 recebe alta em Manaus — Foto: Ione Morreno/Semcom

Segundo a Fundação Doutor Thomas, ”Seu Guedes”, como é conhecido no abrigo, é do Piauí e mora na casa desde 2016. Ele conta que já foi do exército e também motorista, e que tem quatro filhos. Desde que está lá, a equipe social da instituição busca um contato com familiar.

“O idoso é muito querido na instituição, participa de todas as festas, vivências e atividades”, conta o abrigo.

 Médicos e enfermeiros se divertem com paciente após alta — Foto:  Ione Moreno/Semcom
 Médicos e enfermeiros se divertem com paciente após alta — Foto:  Ione Moreno/Semcom

Médicos e enfermeiros se divertem com paciente após alta — Foto: Ione Moreno/Semcom

“O coronavírus tem causado medo, angústia, e ver quatro pacientes idosos recebendo alta é um sinal de esperança gigantesco. Sentimento de que nem tudo está perdido e que é possível vencer a doença e continuar a vida”, comemorou a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho.

Além de Guedes, outros três pacientes já passaram pelo tratamento e, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), já saíram também do período de transmissão do vírus. Todos eles moram e foram tratados dentro das instalações da própria fundação.

“É uma alegria muito grande diante do cenário desses pacientes, do quanto eles são vulneráveis, mas estamos na luta, no esforço diário, um dia de cada vez e com muita”, disse a especialista Simone Henriques, que coordena a equipe de saúde da instituição.

Guedes se diverte com festa após alta médica  — Foto:  Ione Moreno/Semcom
Guedes se diverte com festa após alta médica  — Foto:  Ione Moreno/Semcom

Guedes se diverte com festa após alta médica — Foto: Ione Moreno/Semcom

Ainda segundo Simone, a equipe de serviço social da FDT está em contato com familiares, via telefone, tranquilizando sobre a situação dos idosos que seguem em tratamento na instituição. “Os profissionais de serviço social e psicologia estão no suporte aos familiares e, no momento, estamos elaborando um plano estratégico de visitas virtuais para idoso e familiar”, informou a médica.

Boletim de saúde da Fundação

Uma enfermaria intermediária foi criada na instituição para acomodação de idosos que apresentaram sintomas, mas ainda estão esperando o resultado do teste. Nesse espaço, até a noite desta terça-feira (21), estavam instalados dois idosos, uma mulher e um homem, ambos com problemas respiratórios. Eles são monitorados pela equipe médica da fundação.

Dois óbitos foram registrados na instituição, dois idosos do sexo masculino que já possuíam síndrome demencial e doenças avançadas de base, um de 87 anos e um de 83 anos. Uma enfermaria intermediária também foi criada para acomodação de idosos que apresentaram sintomas, mas ainda estão esperando o resultado do teste.

Coronavírus no Amazonas

O Amazonas registrou mais 110 casos de Covid-19, nesta terça-feira (21), e alcançou um total de 2.270 casos confirmados do novo coronavírus, segundo boletim da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). Também foram confirmadas mais oito novas mortes por Covid-19, totalizando 193 mortes no Amazonas.

Conforme o boletim desta terça-feira, 1.170 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão em isolamento social ou domiciliar, o que corresponde a 51,54% dos casos confirmados no Amazonas. De segunda-feira (20) para esta terça-feira, mais 91 pessoas se recuperaram da doença e estão fora do período de transmissão do vírus, totalizando, agora, 726 recuperados.

Publicações relacionadas

Por que a autonomia deces não se resume à contagem de mAh?

Redação

Corpo de Bombeiros registra oito ocorrências no Réveillon de Manaus

Redação

Carros de transporte por aplicativo terão adesivo para facilitar identificação policial

Redação

Deixe uma resposta